Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferta bolsas a estudantes da Licenciatura do IFMS que realizam a prática profissional em escolas públicas e se comprometem com o magistério após formados.

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e busca incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores.

É executado em instituições de ensino superior em parceria com escolas de educação básica das redes públicas de ensino municipais e estaduais.

Conheça o Programa de Iniciação à Docência do IFMS.

Público-alvo

Estudantes do curso superior em Química do Campus Coxim, o único a ofertar Licenciatura no IFMS.

Atualmente, são 18 estudantes bolsistas de Iniciação à Docência, além de três de supervisão (professor na escola onde é realizado o programa), um de coordenador de área e um de coordenador institucional.

Seleção de bolsistas

A seleção de estudantes bolsistas é feita por meio de edital interno publicado pelo Campus Coxim do IFMS.

Ações

As ações do Pibid são executadas em escolas públicas como forma de oportunizar aos estudantes de Química, no horário do contraturno, o primeiro contato com a sala de aula.

Os estudantes bolsistas são orientados à executar atividades que possam auxiliar, contextualizar e incentivar o ensino da disciplina.

Executado no IFMS desde 2014, o Pibid tem como principais ações:

• estudo transdisciplinar e de aprofundamento de conteúdos de química utilizando novas tecnologias;
  • confecção e aplicação de jogos didáticos para o ensino da matéria;
  • aprendizagem de conceitos de ciências por meio de trilhas interpretativas;
  • superação de obstáculos epistemológicos no ensino de Química;
  • modelagem e construção de modelos para o ensino de Química.

Algumas ações são transformadas em pesquisas com os estudantes do ensino básico e, posteriormente, apresentadas em eventos científicos:

2014 - Encontro Nacional de Ensino de Química na UFOP - Ouro Preto/MG;
2015 - Reunião da Sociedade Brasileira de Química na UFGD - Dourados/MS;
2015 - Simpósio Brasileiro de Educação Química - Fortaleza/CE;
2016 - Encontro Nacional de Ensino de Química na UFSC - Florianópolis/SC;
2016 - Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde na UFMS - Campo Grande/MS;
2016 - Encontro Nacional das Licenciaturas na PUCPR - Curitiba/PR.

Bolsas

Os estudantes da licenciatura têm direito a bolsa mensal de R$ 400,00*.

Os supervisores, professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes realizam o estágio, recebem bolsa de R$ 745,00* por mês.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,4* mil.

* Os valores das bolsas são estipulados pela Capes.

Coordenação do Pibid no IFMS
Alexandre Faria