Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferta bolsas a estudantes da Licenciatura do IFMS que realizam a prática profissional em escolas públicas e se comprometem com o magistério após formados.

Sua finalidade é o fortalecimento da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica.

Conheça o Programa de Iniciação à Docência do IFMS.

Público-alvo

Estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Química, do Campus Coxim, e de Licenciatura em Computação, do Campus Jardim.

Cada licenciatura pode desenvolver um ou mais projetos, ou seja, realizar as atividades em uma ou mais escolas.

Estes sub-projetos terão a participação de licenciandos (estudantes-bolsistas e não-bolsistas) e de docentes (professor orientador do IFMS  e professor supervisor, este oriundo da escola onde é realizado o programa).

Seleção de bolsistas

A seleção de estudantes bolsistas e não-bolsistas é feita por meio de editais publicados na Central de Seleção.

Ações

As ações do Pibid são executadas em escolas públicas como forma de oportunizar aos estudantes dos cursos superiores de licenciatura, no horário de contraturno, o primeiro contato com a sala de aula.

Os estudantes bolsistas são orientados à executar atividades que possam auxiliar, contextualizar e incentivar o ensino da disciplina.

Executado no IFMS desde 2014, o Pibid tem como principais ações:

• estudo transdisciplinar e de aprofundamento de conteúdos de química utilizando novas tecnologias;
  • confecção e aplicação de jogos didáticos para o ensino da matéria;
  • aprendizagem de conceitos de ciências por meio de trilhas interpretativas;
  • superação de obstáculos epistemológicos no ensino de Química;
  • modelagem e construção de modelos para o ensino de Química.

Algumas ações são transformadas em pesquisas com os estudantes do ensino básico e, posteriormente, apresentadas em eventos científicos:

2014 - Encontro Nacional de Ensino de Química na UFOP - Ouro Preto/MG;
2015 - Reunião da Sociedade Brasileira de Química na UFGD - Dourados/MS;
2015 - Simpósio Brasileiro de Educação Química - Fortaleza/CE;
2016 - Encontro Nacional de Ensino de Química na UFSC - Florianópolis/SC;
2016 - Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde na UFMS - Campo Grande/MS;
2016 - Encontro Nacional das Licenciaturas na PUCPR - Curitiba/PR.

Bolsas

Os estudantes da licenciatura têm direito a bolsa mensal de R$ 250,00.

Coordenação do Pibid no IFMS
Alexandre Faria