Agenda IFMS

Edição #145

Disponível nas versões impressa e online, a Agenda IFMS é o informativo semanal que divulga ações e atividades realizadas na instituição, além de registrar a participação de servidores e estudantes em eventos externos.

Criado em agosto de 2014, esse veículo é voltado para o público estratégico interno, como estudantes, servidores, estagiários, bolsistas, entidades estudantis, membros dos órgãos colegiados e de comissões.

Servidores e estudantes podem colaborar na produção de conteúdo, basta preencher o formulário online. 

Entre os assuntos que podem ser sugeridos estão seminários, simpósios, palestras, visitas técnicas, minicursos, certificações, formaturas, apresentações culturais, feiras, oficinas, eventos esportivos, entre outros.



Engrenagem

Compromisso Social
Atividades marcam Dia da Consciência Negra no IFMS

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) de quatro campi e a reitoria do IFMS promovem atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20. Em Aquidauana, serão oferecidas atividades na quarta e quinta-feira, 22 e 23, e a programação prevê apresentações de dança e teatro, rodas de conversa, palestras e oficinas de dreadlocks e breaking dance, entre outras. Até quarta-feira, 22, em Campo Grande, estão previstas palestras, rodas de conversa, além de oficinas de turbante, bonecas "abayomi" e capoeira. No Campus Coxim, haverá sessões de "Cine-debate" no IFMS (manhã) e na UFMS (tarde), além de apresentações culturais e degustação de comidas de origem afro-brasileiras, como acarajé e feijoada. Em Naviraí, estão previstas apresentações musicais, de capoeira, mostra de vídeos e palestras com o tema "As Áfricas antes da áfrica em nós". Na reitoria, o assunto será lembrando durante o café da manhã dos aniversariantes do mês que será realizado na quarta-feira, 22. Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a ação prevê um momento de reflexão e dinâmicas.

Informações:  ou ou ou ou

Átomo

Ciência e Tecnologia
IFMS realiza Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica 2017

Nesta semana, o Campus Campo Grande sedia a edição 2017 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) do IFMS. O evento será aberto na quinta-feira, 23, às 14 horas, no auditório do Crea/MS, na Rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo. A partir das 17 horas, tem início a exposição de trabalhos no campus, que prossegue na sexta-feira, 24, das 8 horas às 11h30. A unidade fica na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio. O Semict é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) com apoio do Campus Campo Grande, e representa um espaço para socialização de pesquisas desenvolvidas por estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e IFMS.

Informações: (67) 3378-9601 ou

Parceria

Campo Grande I
Coral IFMS faz apresentação em universidade

Como parte das comemorações pelos cinco anos de fundação, o Coral IFMS do Campus Campo Grande se apresenta na quinta-feira, 23, a partir das 19h30, na Igreja São João Bosco, localizada na Universidade Católica Dom Bosco (Av. Tamandaré, nº 6.000), na Capital. Sob a regência do professor Rodrigo Falson Pinheiro, o coral traz um repertório formado por músicas sacras e populares. A apresentação é aberta ao público.

Informações: (67) 3357-8500 ou

Info

Nova Andradina
Campus promove atividade voltada à Campanha Novembro Azul 

Na terça-feira, 21, o Campus Nova Andradina promove uma palestra com o urologista Sandro Hoice. O tema é a campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A atividade começa às 8h30, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e é aberta ao público.

Informações: (67) 3378-9510 ou

Crachá

Sindicato
Sinasefe realiza série de assembleias nos campi e reitoria

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) - Seção Sindical Mato Grosso do Sul realiza, durante toda a semana, uma série de assembleias nos campi e reitoria do IFMS. Na segunda-feira, 20, ocorrem reuniões nos campi Aquidauana e Jardim, com início às 9 horas e 16 horas, respectivamente. Na terça-feira, 21, serão realizadas reuniões nos campi Dourados (9 horas) e Ponta Porã (16 horas). As assembleias em Naviraí (9 horas) e Nova Andradina (16 horas) estão marcadas para quarta-feira, 22. Os servidores do Campus Campo Grande e da reitoria vão se reunir com o Sinasefe na sexta-feira, 24, às 9 horas e 15 horas, respectivamente.

Informações:  

IFMS

Rede Federal
IFMS leva experiência sobre permanência e êxito à reunião nacional

O reitor Luiz Simão Staszczak e demais dirigentes do IFMS participam, a partir da segunda-feira, 20, da 41ª edição da Reditec – Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, em João Pessoa (PB). O evento, que se encerra na quinta-feira, 23, tem como tema “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. A programação prevê ainda a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de gestão, extensão, ensino e pesquisa. O IFMS participa com a apresentação da ação "A permanência e êxito no IFMS: estratégias que mobilizam a comunidade acadêmica". A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Informações: (67) 3378-9622 ou

Documentos

Desenvolvimento Institucional
Servidores participam de workshop sobre gestão por processos

A Comissão Central de Modelagem de Processos do IFMS, com apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), realiza a segunda etapa do "Workshop Gestão por Processos: mapeamento e melhoria dos processos do IFMS". Realizada na reitoria, em Campo Grande, a atividade tem início às 13h30 de quinta-feira, 23, e se encera às 12h30 de sexta-feira, 24. Com a participação de servidores de todas as unidades da instituição, o workshop visa dar continuidade às ações referentes ao mapeamento de processos. A primeira etapa foi realizada em maio deste ano.

Informações: (67) 3378-9610 ou

Lápis

Campo Grande II
Projeto debate a relação do educador com a biblioteca escolar

Durante dois dias, o Campus Campo Grande realiza a atividade de extensão “Biblioteca do IFMS em prol da equidade: o respeito à diferença por meio do acesso à biblioteca, ao livro, às tecnologias e à informação”. A abertura será na quinta-feira, 23, no miniauditório da reitoria, a partir das 9 horas. As demais ações, como painel de discussões, exposições e feira de livros, ocorrem até sexta-feira, 24, no bloco D do Campus Campo Grande, onde funciona a biblioteca da unidade. Com o tema "O educador e sua relação com a biblioteca: um olhar sobre a biblioteca escolar e a inclusão de pessoas", a atividade busca discutir assuntos como inclusão, currículo, formação docente, acesso a informação e a "pró-equidade" por meio da leitura.

Informações: (67) 3378-9545 ou

Papéis

Avaliação Docente pelo Discente
Estudantes avaliam atuação de professores no segundo semestre

O prazo para que os estudantes do IFMS participem da Avaliação Docente pelo Discente, referente ao segundo semestre deste ano, termina na sexta-feira, 24. Podem participar os alunos dos cursos técnicos de nível médio presenciais (integrados e subsequentes) e da graduação dos dez campi. O Sistema de Avaliação pode ser acessado pelo computador ou por dispositivos móveis. As 11 perguntas abordam aspectos como pontualidade, clareza na comunicação, metodologia de ensino e solução de conflitos e problemas de aprendizagem em sala de aula.

Informações: (67) 3378-9539 ou