Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Extensão > Política de Extensão

Política de Extensão

Extensão no IFMS

Organização interna e dimensões de atuação da Pró-Reitoria de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é responsável por superintender, definir e coordenar a política institucional de extensão, e para isso está organizada internamente em duas grandes áreas: Extensão e Relações Institucionais.

Os eixos prioritários de atuação do IFMS para o desenvolvimento das atividades e ações de extensão são:

Organização internaDimensões de atuação
Diretoria de Extensão
    • Ações Sociais;
    • Cursos de Extensão e/ou Qualificação Profissional;
    • Ações Culturais, Científicas, Tecnológicas e Esportivas.
    Diretoria de Relações Institucionais
    • Desenvolvimento Tecnológico: parcerias e cooperações entre o IFMS e outras instituições;
    • Estágio e Emprego;
    • Acompanhamento de Egressos.

    Saiba mais:
    Extensão Tecnológica na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - documento elaborado pelo Fórum de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext) do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), em 2012.

    Atividades e Ações de Extensão no IFMS

    Atividades de Extensão

    São modalidades desenvolvidas por meio de Programa, Projeto, Curso, Evento ou Prestação de Serviços Tecnológicos, definidas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

    Programas

    Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão de médio e longo prazos, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, integram-se às práticas de ensino e às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo IFMS, nos termos de seus Projetos Pedagógicos de Cursos e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    Características: conjunto de várias atividades de extensão; execução de médio a longo prazo; comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Projetos

    Atividade de caráter educativo, científico, cultural, político, social ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, que pode ou não ser vinculada a um programa.

    Características: objetivos específicos; execução com período definido; comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Cursos de Extensão

    Atividade pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, visando à disseminação de conhecimentos para a comunidade externa, prioritariamente.

    Características: presencial, semipresencial ou a distância, carga horária de 8h a 169 horas, comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Eventos de Extensão

    Atividade que implica na apresentação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido ou reconhecido pelo IFMS, por meio de exibição ao público externo, prioritariamente.

    Características: exibição pública tendo a comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Prestação de Serviços

    Trata-se de atuação, de caráter não rotineiro, desempenhada pelo IFMS em prol de entidades do setor produtivo. Envolve atividades de consultoria, assessoria, laudos técnicos, análises laboratoriais e outras ações específicas que venham a utilizar a infraestrutura física e/ou recursos humanos do Instituto Federal.

    A Prestação de Serviços Tecnológicos será disciplinada em regulamentação própria.

    Ações de Extensão

    São aquelas desempenhadas pela extensão no IFMS, que não se enquadram nas modalidades de Atividades de Extensão definidas pela Rede Federal, organizadas em:

    Articulação Interinstitucional: acordos de cooperação nacional e internacional, como instrumentos de aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa-inovação, extensão e da gestão da instituição.

    Estágio e Emprego: compreendem ações que visem à inserção dos estudantes do IFMS no mundo do trabalho, cujas finalidades são:
    a) possibilitar a ascensão profissional do estudante, por meio da interação entre as potencialidades acadêmicas e a experiência profissional adquirida com a atividade de estágio e/ou emprego;
    b) permitir a avaliação diagnóstica do Instituto frente às demandas e oportunidades de estágio/emprego do setor produtivo.

    Acompanhamento de egressos: ações que visam a acompanhar o itinerário profissional do egresso na perspectiva de identificar cenários no mundo produtivo, bem como promover a oportunidade de aperfeiçoamento de sua qualificação profissional.

    Ações inclusivas e de diversidade: atividades que visam à inclusão social, com vistas à permanência e êxito dos estudantes e à redução da vulnerabilidade social e o fortalecimento de relações etnorraciais e de gênero na Instituição.

    Resumo das ações desenvolvidas em 2016

    Em 2016, foram publicados 5 (cinco) editais de fomento à extensão, com a concessão de auxílio financeiro por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

    Esses editais resultaram na realização de diversas ações. As propostas de extensão são elaboradas no âmbito dos campi, que devem encaminhar para registro na Pró-Reitoria de Extensão.

    No último ano, a Pró-Reitoria registrou 168 (cento e sessenta e oito) propostas, de 180 (cento e oitenta) analisadas .

    Dimensões de atuação

    Ações realizadas

    Desenvolvimento Tecnológico: parcerias e cooperações entre o IFMS e outras instituições.

    35 novos acordos (Cooperação Técnica, Termo de Cessão e aditivos), totalizando 64 acordos ativos.

    Estágios e Empregos

    66 novos convênios de estágio, totalizando 190 ativos;

    3 editais para a formação de cadastro de reserva para oferta de estágio no IFMS.

    Ações Sociais

    Capacitação em atendimento à pessoa com deficiência, de 16 a 20/05/2016, realizada por videoconferência, com 179 participantes;

    II Encontro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFMS, de 12 a 14/12/2016, em Campo Grande/MS, com participação de 50 servidores;

    1ª Reunião Ordinária dos Membros do Napne do IFMS, realizada durante o II Encontro do Napne;

    Campanha ZikaZero - promovida pelo Governo Federal, oriunda do Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika;

    Regulamentos:

    Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), aprovado pela Resolução n° 026, de 15 de abril de 2016.

    Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), aprovado pela Resolução n° 090, de 16 de dezembro de 2016.

    Uso do Nome Social, aprovado pela Resolução n° 091, de 16 de dezembro de 2016.

    Cursos de Extensão e/ou Qualificação Profissional

    Término dos cursos de Formação Inicial e Continuada iniciados em 2015, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)

    337 matrículas

    Oferta em Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Coxim, Dourados, Vicentina, Bonito, Porto Murtinho, Guia Lopes da Laguna, Antônio João e Três Lagoas.

    Ações Culturais, Científicas, Tecnológicas e Esportivas

    376 auxílios viagem para participação em eventos

    Semana do Meio Ambiente - de 30.05 a 04.06.2016, com a participação dos 10 campus.

    Festival de Arte e Cultura - 1° semestre de 2016, em Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã.

    Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) – de 25 a 28/07/2016, com a participação dos 10 campus.

    Participação do IFMS nos Jogos dos Institutos Federais do Centro-Oeste (JIFCO), em Cuiabá-MT, de 12 a 16/09/2016;

    93 estudantes atletas
    13 servidores
    10 campus
    70 medalhas

    Participação nos Jogos dos Institutos Federais Nacional (JIFNacional), em Brasília-DF, de 4 a 9/12/2016;
    24 estudantes atletas
    3 professores de educação física
    5 medalhas