Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa

Pesquisa

As políticas e diretrizes da pesquisa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), sempre articuladas às ações de ensino e extensão.

No IFMS, o estudante tem a oportunidade de conhecer o universo da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica. Por meio da iniciação científica, o jovem amplia o conhecimento e contribui com o desenvolvimento local e regional.

O incentivo ao empreendedorismo inovador é outra frente de atuação do IFMS na área da pesquisa. Uma das ações é a implantação das Incubadoras de Empresas (TecnoIF) nos campi, espaços onde estudantes poderão incubar ideias e projetos de negócio.

A Política de Inovação do IFMS também favorece um ambiente de criação inovadora na busca de soluções tecnológicas, protegidas pelas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Desta forma, a produção intelectual protegida pode ser transferida para o setor produtivo e, consequentemente, para a sociedade.

Verticalizar a pesquisa em diferentes níveis de ensino é outro desafio do IFMS, o que é feito por meio da oferta de cursos de pós-graduação

Em resumo, as atividades na área da pesquisa no IFMS compreendem:

  • fomento à iniciação científica e tecnológica;
  • ações de empreendedorismo inovador;
  • proteção do conhecimento e transferência de tecnologia;
  • oferta de pós-graduação.

Últimas notícias da Pesquisa

Os trabalhos, desenvolvidos por estudantes dos dez campi, têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

IFMS apresenta mais de 50 trabalhos em feira científica estadual

Os trabalhos, desenvolvidos por estudantes dos dez campi, têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

Estudantes são credenciados para eventos científicos internacionais

Premiação na edição 2018 da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) credenciou estudantes do IFMS para participação em feiras científicas nos Estados Unidos e Emirados Árabes.

Projetos de Pesquisa

Papéis

Grupos de Pesquisa

Pessoas

Iniciação Científica

Átomo