Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Qualificação Profissional

Qualificação Profissional

A Formação Inicial Continuada oferece cursos de capacitação e qualificação para o mundo do trabalho. 

São desenvolvidos em regime modular e com carga horária mínima de 160 horas.

Como estudar no IFMS?

O ingresso em cursos de qualificação profissional do IFMS é feito a partir de processo seletivo regido por edital específico.

A seleção é feita por meio de sorteio público auditado.

Os editais são publicados na Central de Seleção do IFMS duas vezes ao ano, ao final de cada semestre.

Central de Seleção

Espanhol Básico

Tem capacidade de leitura e produção textual oral e escrita em situações formais e em língua culta na língua estrangeira. Conhece, em suas modalidades orais e escritas, a língua espanhola e suas respectivas literaturas. Aperfeiçoa os mecanismos de interpretação e análise crítica de linguagens verbais e não verbais. Tem capacidade para ler, interpretar e produzir, de modo criativo, textos, tanto orais quanto escritos, em língua espanhola. Tem capacidade de atuar como multiplicador das competências e habilidades desenvolvidas durante o curso. 

Desenvolvimento Educacional e Social

Requisito: ensino fundamental II incompleto

Carga horária: 180 horas

Ingresso: sorteio público

Libras Básico

O profissional é capaz de utilizar a Língua Brasileira de Sinas em nível básico, para comunicação com desinibição corporal, com pessoas surdas usuárias de Libras em diversos contextos sociais.

Desenvolvimento Educacional e Social

Requisito: ensino fundamental II completo

Carga horária: 180 horas

Ingresso: sorteio público

Operador de Computador

Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos. Pesquisa e navega na internet. Usa correio eletrônico. Instala e configura sistema operacional, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação, seleciona programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Informação e Comunicação

Requisito: ensino fundamental I completo

Carga horária: 180 horas

Ingresso: sorteio público

Piscicultor

Identifica as varias espécies cultivadas e as características de cada cultivo, observando as diferenças entre aquicultura e piscicultura. Identifica os organismos aquáticos, classificando os que se prestam à criação em cativeiro, lagos e tanques.

Recursos Naturais

Requisito: ensino fundamental incompleto e 15 anos, no mínimo

Carga horária: 180 horas

Ingresso: sorteio público

Programador de Dispositivos Móveis

Codifica, desenvolve e realiza manutenção de programas para dispositivos móveis. Implementa rotinas especificadas em projetos e documenta as etapas do processo. Trabalha sob a supervisão técnica, seguindo as normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Informação e Comunicação

Requisito: ensino fundamental II completo

Carga horária: 201 horas

Ingresso: sorteio público

Programador Web

Desenvolve e realiza a manutenção de sistemas para web, codificando programas e modelando banco de dados. Realiza consultas ao sistema, segundo as especificações do projeto, documentando todas as etapas do processo.

Informação e Comunicação

Requisito: ensino fundamental II completo 

Carga horária: 204 horas

Ingresso: sorteio público