Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > História

História do Campus Jardim

O Campus Jardim do IFMS foi implantado na terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como as unidades de Dourados e Naviraí.

A instituição iniciou as atividades no município em novembro de 2014, na Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa, localizada na Av. Mato Grosso, nº 942. O espaço da sede provisória foi cedido pela Prefeitura Municipal.

O primeiro curso ofertado foi o de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Qualificação Profissional em Inglês Básico, por meio do Programa Rede e-Tec Brasil.

Em maio de 2015, o campus passou a funcionar em nova sede provisória, na Escola Municipal Durval Coelho Barboza, situada na Rua Adelaíde da Costa, nº 62.

Iniciou-se, então, a oferta dos cursos técnicos integrados em Edificação e Manutenção e Suporte a Informática, ambos oferecidos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Na ocasião, também foi ampliada a oferta de vagas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Qualificação Profissional.

Em 2016, foram abertas as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática para estudantes que concluíram o ensino fundamental.

A autorização para funcionamento do campus foi concedida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 378, de 9 de maio de 2016. A inauguração oficinal ocorreu em cerimônia realizada pela Presidência da República, em Brasília (DF).

Em outubro do mesmo ano, entrou em funcionamento a sede definitiva do Campus Jardim, localizada na Rodovia BR 060, s/nº (saída para Bela Vista).

O começo de 2017 marcou o início da oferta da especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aberta tanto a servidores do IFMS quanto para a comunidade externa.