Você está aqui: Página Inicial > Participação Social > Revisão da Missão, Visão e Valores

Revisão da Missão, Visão e Valores

Missão

Visão

Valores

O que é Missão?

A Missão define o propósito, a razão de ser de uma instituição. Para o IFMS, a missão deve, necessariamente, contemplar a Lei de Criação dos Institutos Federais, a Lei nº 11.892 , de 29 de dezembro de 2009.

O que é Visão?

A Visão define onde o IFMS quer estar no futuro, o que pretende ser. Ela precisa conter indicadores, ainda que implícitos, que mostram em que ponto estamos nessa caminhada rumo ao futuro pretendido. 

O que são Valores?

Os Valores são o conjunto de princípios que guiam a atuação da instituição e a conduta de seus membros. Tudo que o IFMS faz, ou irá fazer, deve estar baseado em seus valores institucionais.

Para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, o IFMS irá realizar a revisão da Missão, Visão e Valores institucionais, que formam a base para a construção do Mapa Estratégico e do seu PDI. 

Missão, Visão e Valores devem se interligar, já que serão o norte para as tomadas de decisão, por parte da gestão, então devem ser pensados sempre em conjunto.

É importante que esses elementos estejam vivos na memória da comunidade da instituição, em prol do desenvolvimento e crescimento institucional.

Cronograma e regras

Etapa 1 - Sugestões da comunidade
3 a 11 de maio de 2018

  • Toda a comunidade poderá sugerir novos textos para a Missão, Visão e Valores. Lembre-se que estes três elementos devem ser interligados, ainda que queira sugerir a alteração de apenas um deles, deve-se verificar se a conexão foi mantida.
  • Outro ponto importante é que a Missão, Visão e Valores devem estar na mente de toda a comunidade do IFMS, logo, elas devem ser de fácil memorização. As sugestões devem ter uma redução de caracteres em relação à versão atual.
  • Para a Missão, que atualmente está com 260 caracteres com espaço, o limite para novas sugestões é de até 200 caracteres com espaço. Para a Visão, que atualmente está com 144 caracteres com espaço, o limite para novas sugestões é de 130 caracteres com espaço. Para os Valores, ficou estipulado que eles permanecerão em número de cinco.  
  • Para os textos da Missão e Visão, é importante que eles iniciem com o verbo no infinitivo. Por exemplo, “Promover” e “Ser”. As sugestões devem ser limitadas a uma única frase. Já para os valores, utilize substantivos. Por exemplo, “inovação”, "ética".
  • Todos os textos sugeridos para Missão, Visão e Valores devem respeitar a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, com especial atenção ao artigo 6º que trata da finalidade e das características dos IFs, bem como o artigo 7º que trata dos objetivos dos IFs.

Etapa 2 - Análise das sugestões
14 a 16 de maio de 2018

  • Após a recepção das sugestões, a Subcomissão responsável pela revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS irá selecionar aquelas que atendem as orientações dadas no processo de sugestões. As sugestões serão analisadas e passarão pela aprovação do Colégio de Dirigentes (Codir), para que possam finalmente, ser  encaminhadas para a consulta pública.
  • As sugestões enviadas poderão ser alteradas ou adaptadas durante a etapa 2 pela comissão, visto que em alguns casos, por exemplo, poderá ser observado erro de linguagem.

Etapa 3 - Consulta às sugestões
17 a 24 de maio de 2018

  • As sugestões aprovadas pelo Codir serão submetidas à consulta pública juntamente com a Missão, Visão e Valores atuais. A forma de consulta será por meio da escala Likert, na qual o votante poderá classificar cada sugestão com nível de 1 até 5. A sugestão que obtiver a melhor avaliação na escala Likert será apresentada no Congresso Técnico do PDI para oficialização.