Rede Federal
Estudantes podem se inscrever para intercâmbio no Japão
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) abriu recentemente uma chamada pública para seleção de estudantes destinada ao Sakura Science High School Program, programa de intercâmbio de curta duração no Japão. A viagem será realizada no mês de novembro.
Todas as informações e regras estão estabelecidas no Edital Conif/AI 14/2022. Podem participar alunos com matrícula ativa nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal, que cumpram os seguintes requisitos:
- sejam cidadãos brasileiro;
- estejam regularmente matriculados no penúltimo ou no último semestre do ensino integrado nas instituições vinculadas ao Conif;
- tenham idade mínima de 16 anos, no momento da inscrição;
- apresentem Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) através do histórico escolar;
- apresentem certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B2 (caso o discente não tenha certificado internacional, poderá apresentar declaração de professor de inglês da Rede Federal atestando a proficiência, conforme modelo disposto no Anexo I do edital);
- não tenham participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente;
- apresentem carta de anuência da instituição (Anexo II). No caso do IFMS, o estudante interessado deve procurar a direção-geral do campus para assinatura.
Inscrições – Devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário de inscrição devidamente preenchido, até o dia 31 de julho, seguindo o horário de Brasília/DF. É necessário incluir cópias dos documentos solicitados no item 4.1 do edital de abertura, em formato PDF e arquivo único.
A seleção será feita por meio de três fases de análise: dos formulários de inscrição e certificados de proficiência em inglês; das informações curriculares apresentadas no formulário (ambas eliminatórias); e da carta de motivação (classificatória).
Serão selecionados até três discentes, sendo apenas um por instituição. O resultado final será divulgado até 16 de agosto.
Intercâmbio – Será realizado no período de 6 a 12 de novembro deste ano. Os selecionados serão acompanhados na viagem por dois servidores da Rede Federal.
A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency) providenciará aos participantes bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos); acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio; seguro-viagem; e visto japonês.
Já a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) ofertará os bilhetes aéreos para os trechos nacionais (da cidade de origem até Guarulhos e vice-versa) e a emissão do passaporte.
O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em seminários, entre outras atividades junto a alunos do ensino médio japoneses e de outros países participantes.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif