Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes podem se inscrever para intercâmbio no Japão

Rede Federal

Estudantes podem se inscrever para intercâmbio no Japão

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal selecionará alunos do ensino técnico integrado para viagem em novembro
por Laura Silveira publicado: 20/07/2022 10h26 última modificação: 20/07/2022 10h26

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) abriu recentemente uma chamada pública para seleção de estudantes destinada ao Sakura Science High School Program, programa de intercâmbio de curta duração no Japão. A viagem será realizada no mês de novembro.

Todas as informações e regras estão estabelecidas no Edital Conif/AI 14/2022. Podem participar alunos com matrícula ativa nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal, que cumpram os seguintes requisitos:

  • sejam cidadãos brasileiro;
  • estejam regularmente matriculados no penúltimo ou no último semestre do ensino integrado nas instituições vinculadas ao Conif;
  • tenham idade mínima de 16 anos, no momento da inscrição;
  • apresentem Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) através do histórico escolar;
  • apresentem certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B2 (caso o discente não tenha certificado internacional, poderá apresentar declaração de professor de inglês da Rede Federal atestando a proficiência, conforme modelo disposto no Anexo I do edital);
  • não tenham participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente;
  • apresentem carta de anuência da instituição (Anexo II). No caso do IFMS, o estudante interessado deve procurar a direção-geral do campus para assinatura.

Inscrições – Devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário de inscrição devidamente preenchido, até o dia 31 de julho, seguindo o horário de Brasília/DF. É necessário incluir cópias dos documentos solicitados no item 4.1 do edital de abertura, em formato PDF e arquivo único.

A seleção será feita por meio de três fases de análise: dos formulários de inscrição e certificados de proficiência em inglês; das informações curriculares apresentadas no formulário (ambas eliminatórias); e da carta de motivação (classificatória). 

Serão selecionados até três discentes, sendo apenas um por instituição. O resultado final será divulgado até 16 de agosto.

Intercâmbio – Será realizado no período de 6 a 12 de novembro deste ano. Os selecionados serão acompanhados na viagem por dois servidores da Rede Federal.

A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency) providenciará aos participantes bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos); acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio; seguro-viagem; e visto japonês.

Já a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) ofertará os bilhetes aéreos para os trechos nacionais (da cidade de origem até Guarulhos e vice-versa) e a emissão do passaporte.

O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em seminários, entre outras atividades junto a alunos do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif