Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Documento traz resultados institucionais de 2024

Relatório de Gestão

Documento traz resultados institucionais de 2024

Prestação de contas está disponibilizada na íntegra. Saiba mais sobre o processo inovador de elaboração do relatório
por Laura Silveira publicado: 02/04/2025 15h24 última modificação: 02/04/2025 15h24

Elaborado anualmente para prestação de contas à sociedade, está disponibilizado para consulta o Relatório de Gestão 2024 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O documento, enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), é um dos principais instrumentos de comunicação entre governo, cidadãos e seus representantes.

A elaboração do Relatório de Gestão 2024 teve início no final do ano passado, sob responsabilidade da comissão instituída pela Portaria nº 52/2025, presidida pela Diretoria de Gestão Sistêmica, Governança, Riscos, Transparência e Inovação Pública (Digov) e com participação de representantes de todos os setores do IFMS.

"O relatório é um trabalho coletivo e muito hercúleo, porque temos que sintetizar todos os atos, todos os trabalhos da gestão e 2024 foi um ano de muitos destaques em todas as áreas, mas conseguimos atender o princípio da concisão", explica a presidente da comissão, Vanessa Kusano.

"O Relatório de Gestão 2024 é inovador porque contém links, notas explicativas, está em um formato de fácil leitura e compreensão. É um documento valioso para que a sociedade entenda o que o IFMS entregou em 2024", destaca Vanessa Kusano, presidente da comissão de elaboração do documento.

Além de seguir os normativos do TCU, o Relatório de Gestão 2024 foi construído a partir de uma proposta inovadora, tanto na elaboração quanto no resultado final apresentado. A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) elaborou um modelo diretamente estruturado no Canva - plataforma on-line de design e comunicação visual - e, com base nessa nova metodologia, a comissão fez todo o trabalho diretamente nele.

Finalizada a primeira versão, a minuta foi analisada pelos pró-reitores, membros da comissão de validação (Portaria nº 51/2025). Cada pró-reitor fez a análise de um capítulo que não era correspondente à sua área de atuação. Feitos os ajustes, o documento foi então encaminhado para o parecer da Auditoria Interna, que fez algumas recomendações, e depois foi apreciado pelo Conselho Superior, em reunião realizada em 27 de março.

Vanessa destaca o esforço coletivo em construir um documento que não servisse apenas como prestação de contas ao TCU, mas também para a sociedade.

"O Relatório de Gestão 2024 é inovador porque contém links, notas explicativas, está em um formato diferente, de fácil leitura e compreensão. É um documento valioso para que a sociedade entenda o que o IFMS faz e, especialmente em 2024, o que a instituição entregou", finaliza.

📃 Documento - O Relatório de Gestão 2024 está dividido em capítulos:

O documento na íntegra está disponível na seção Relatórios de Gestão do site institucional.

O ❎ da Gestão - Neste ano, além da publicação do documento em texto, os principais resultados de 2024 serão divulgados em formato de vídeo no YouTube, por meio da série de entrevistas 'O X da Gestão', com gestores do IFMS.

Produzida pela Ascom, a série visa fortalecer a transparência institucional e ampliar o diálogo com a comunidade. Ao reafirmar valores como ética, responsabilidade, participação e compromisso com a gestão democrática, tem como principais diferenciais a linguagem acessível e a humanização da gestão.

O primeiro episódio traz a entrevista com a reitora Elaine Cassiano, que faz, em linhas gerais, uma análise do ano de 2024 para o IFMS, destaca os principais resultados institucionais alcançados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e aborda os impactos dos investimentos em infraestrutura nos campi e na reitoria.

A gestora máxima do IFMS também cita avanços da promoção do acesso, permanência e êxito dos estudantes enquanto diretriz estratégica institucional, e avalia os destaques nas áreas de inclusão, diversidade e contribuição para o desenvolvimento regional.

Na entrevista, confira ainda os principais desafios e perspectivas para o IFMS em 2025, principalmente diante de um cenário de incertezas orçamentárias e expansão institucional:

Ao longo deste mês de abril, serão publicadas entrevistas com os cinco pró-reitores do IFMS (Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), os quais irão traçar um panorama geral de 2024 em relação à sua respectiva área de atuação e principais resultados obtidos no ano passado, além de perspectivas e desafios para este ano.

Quem quiser acompanhar a série 'O X da Gestão', basta acessar o canal oficial do IFMS no YouTube.