Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Regimento do Conselho de Campus está sob consulta pública

Participação Social

Regimento do Conselho de Campus está sob consulta pública

Documento definirá regras de atuação do órgão. Estudantes e servidores podem contribuir até 15 de abril de forma on-line
por Paulo Gomes publicado: 02/04/2025 10h05 última modificação: 02/04/2025 10h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com consulta pública aberta à minuta do Regimento Interno do Conselho de Campus. Estudantes e servidores podem contribuir com a construção do documento, que definirá as regras de atuação do órgão nos dez campi da instituição.

O Conselho de Campus será o órgão máximo de cada um dos campi. A exemplo do Conselho Superior (Cosup) do IFMS, possui caráter consultivo e deliberativo em temas relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e administração, mas no âmbito da unidade em que estiver instituído. 

Entre as atribuições estão a proposição de políticas institucionais, avaliação de cursos e programas, fiscalização orçamentária e manifestação sobre assuntos acadêmicos e administrativos.

Consulta - Para participar, basta acessar a Plataforma Participa + Brasil até 15 de abril.

Os parágrafos estão numerados e qualquer pessoa, após se cadastrar, pode sugerir alterações diretamente em cada parte do texto, que inclui a composição do conselho, suas atribuições e formas de atuação.

“A sistematização das propostas enviadas ocorrerá até 20 junho. Posteriormente, apresentaremos o documento com as sugestões da comunidade acadêmica na reunião do Conselho Superior prevista para 26 de junho”, explica Alexandre Lopes, presidente da comissão responsável pela consulta.

As contribuições serão sistematizadas por uma Comissão Interna do Conselho Superior, designada para organizar a consulta pública.

“A sistematização das propostas enviadas ocorrerá de 5 de maio a 20 junho. Posteriormente, apresentaremos o documento com as sugestões da comunidade acadêmica na 56ª Reunião Ordinária do Conselho Superior prevista para o dia 26 de junho”, explica o professor do Campus Coxim, Alexandre dos Santos Lopes, presidente da Comissão. 

A Comissão Interna é formada ainda por Grazieli Suszek (representante docente), Shirley Maria da Costa de Araújo (representante técnico-administrativa), Robson Lubas Arguelho (representante da sociedade civil – seção sindical) e Clislênio de Souza Carvalho (representante discente).

Composição - De acordo com o regimento que está sob consulta, o Conselho de Campus será composto por representantes da gestão, comunidade acadêmica e sociedade civil.

O diretor(a)-geral do campus presidirá o conselho, com voto de qualidade, e as demais cadeiras serão ocupadas pelos  diretores de ensino, administração e, quando aplicável, de gestão de moradia e estudantil e de pesquisa.

Também farão parte dois representantes da sociedade civil, um do setor produtivo e outro do setor público, além de docentes, técnicos-administrativos, discentes, egressos e pais ou responsáveis eleitos para representar cada segmento.

Mais informações sobre a consulta podem ser encaminhadas para