Estudantes e Servidores
O processo eleitoral para escolha dos nomes que vão representar estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFMS no Cosup, nos anos de 2024 e 20245, é regido por edital 75/2023. O documento traz todas as regras da consulta interna.
Serão escolhidos os titulares e seus respectivos suplentes, observada a seguinte proporção:
- quatro representantes da categoria estudante (discente);
- quatro representantes da categoria docente;
- quatro representantes da categoria técnico-administrativo.
Quem pode votar?
Podem votar no representante de sua respectiva categoria:
- servidores docentes efetivos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha sido iniciado até 5 (cinco) dias úteis antes da publicação preliminar da lista de eleitores por unidade;
- servidores técnicos-administrativos efetivos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS,, cujo exercício tenha sido iniciado até 5 (cinco) dias úteis antes da publicação preliminar da lista de eleitores por unidade; e
- estudantes matriculados em cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, cuja matrícula tenha sido efetivada até 5 (cinco) dias úteis antes da publicação preliminar da lista de eleitores por unidade.
Saiba quem pode se eleger
Podem ser eleitos como representantes da respectiva categoria:
- servidores docentes efetivos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha iniciado até a data da inscrição dos candidatos;
- servidores técnicos-administrativos efetivos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha iniciado até a data da inscrição dos candidatos;
- estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, cuja matrícula tenha sido efetivada até a data da inscrição dos candidatos;. Deverão ter 18 anos completos até 31 de dezembro de 2023.
Eleições
Cada eleitor poderá votar em até quatro candidatos distintos, desde que pertencentes à sua categoria.
A votação será realizada no dia 14 de novembro de 2023 por meio de sistema eletrônico Helios Voting [helios.ifms.edu.br], com acesso por qualquer dispositivo com navegador web atualizado e acesso a internet, das 8h às 20h (horário local), ininterruptamente.
Cronograma
Etapa | Data |
Publicação do Edital | 25/09/2023 |
Prazo de impugnação de Edital | 26/09/2023 a 27/09/2023 |
Inscrições de candidatos(as) | 28/09 a 16/10/203 (até às 18h) |
Publicação preliminar das listas de eleitores por unidade | 28/09/2023 |
Solicitação de retificação de lista de eleitores | 29/09/2023 a 02/10/2023 (até às 18h) |
Publicação final das listas de eleitores por unidade | 03/10/2023 |
Publicação dos(as) candidatos(as) inscritos(as) | 17/10/2023 |
Recurso contra os(as) candidatos(as) inscritos(as) | 18/10 a 19/10/2023 (até às 18h) |
Publicação da homologação dos(as) candidatos(as) inscritos(as) | 20/10/2023 |
Período de campanha | 23/10 a 13/11/2023 |
Eleição | 14/11/2023 das 8h às 20h |
Publicação do Resultado Preliminar | 16/11/2023 |
Recurso contra o Resultado Preliminar | 17/11 a 20/11/2023 (até às 18h) |
Publicação do Resultado Final | 21/11/2023 |
Homologação do Resultado Final pelo Conselho Superior (Cosup) | Em reunião a definir pelo Cosup |