Educação a Distância
A história da educação a distância do IFMS começa em 2010, com a abertura de cursos técnicos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Ponta Porã, por meio da parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A partir daí, a oferta se expandiu com a adesão ao Programa Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC).
Atualmente, o IFMS oferta cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificação profissional.
O trabalho é coordenado pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), cuja criação se deu em 2015. Vinculado à reitoria, o setor é responsável por subvencionar, planejar, acompanhar e supervisionar as políticas, programas, projetos e planos relacionados às tecnologias educacionais e educação a distância no IFMS.
Para o desenvolvimento das aulas a distância, é utilizada a plataforma Moodle como Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), permitindo a integração dos conteúdos disponibilizados, a interatividade, a formação de grupos de estudo, a produção colaborativa e a comunicação entre os atores envolvidos.
Além dos dez municípios que possuem campus – Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas – o IFMS também possui polos EAD, para desenvolvimento das atividades, em:
- Alcinópolis
- Antônio João
- Brasilândia
- Bataguassu
- Bodoquena
- Camapuã
- Dois Irmãs do Buriti
- Eldorado
- Ladário
- Paranaíba
- Pedro Gomes
- Rio Negro
- Rio Verde
- Sonora
- Terenos
Recentemente, foi autorizada pelo MEC a oferta de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. A portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em agosto de 2017. Ainda não há previsão do início da oferta pelo IFMS.