Pesquisa
As políticas e diretrizes da pesquisa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), sempre articuladas às ações de ensino e extensão.
No IFMS, o estudante tem a oportunidade de conhecer o universo da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica. Por meio da iniciação científica, o jovem amplia o conhecimento e contribui com o desenvolvimento local e regional.
O incentivo ao empreendedorismo inovador é outra frente de atuação do IFMS na área da pesquisa. Uma das ações é a implantação das Incubadoras de Empresas (TecnoIF) nos campi, espaços onde estudantes poderão incubar ideias e projetos de negócio.
A Política de Inovação do IFMS também favorece um ambiente de criação inovadora na busca de soluções tecnológicas, protegidas pelas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Desta forma, a produção intelectual protegida pode ser transferida para o setor produtivo e, consequentemente, para a sociedade.
Verticalizar a pesquisa em diferentes níveis de ensino é outro desafio do IFMS, o que é feito por meio da oferta de cursos de pós-graduação.
Em resumo, as atividades na área da pesquisa no IFMS compreendem:
- fomento à iniciação científica e tecnológica;
- ações de empreendedorismo inovador;
- proteção do conhecimento e transferência de tecnologia;
- oferta de pós-graduação.
Últimas notícias da Pesquisa
Ampliado número de aprovados em programa estadual de iniciação científica
Total de projetos com bolsas no PICTEC 4 passa para 67. Valores são de R$ 800 para professores e de R$ 400 para estudantes por 12 meses.
Mais de cem projetos são aprovados em Programa de Iniciação Científica do Estado
Deste total, 54 já têm bolsas garantidas para professores e estudantes. Outros 49 projetos estão em lista de espera de programa do Governo do Estado