Inserção Social
As pesquisas do Mestrado ProfEPT/IFMS têm se materializado em ações de relevante impacto social por meio de atividades e cursos de extensão, projetos de iniciação científica, oficinas, materiais e métodos instrucionais, dentre outros. Os docentes participantes das pesquisas estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem em suas turmas por meio do (re)conhecimento de práticas pedagógicas que auxiliam na formação integral dos educandos, além da produção de material técnico científico para posteriores aprofundamentos na esfera de práticas pedagógicas.
Os projetos de pesquisa têm contribuído para o olhar à Educação Profissional e Tecnológica a partir dos pressupostos e concepções que embasam tal modalidade de ensino, ou seja, o trabalho como princípio educativo, a interdisciplinaridade como método e a pesquisa como princípio pedagógico, de modo que o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio possa ser uma oportunidade para os filhos das classes trabalhadoras, possibilitando que estes professores possam formar um sujeito capaz de atuar como cidadão e como dirigente, trazendo para dentro do contexto da formação profissional o trabalho intelectual, a ciência, a tecnologia e a cultura como elementos indissociáveis e a incorporação da dimensão intelectual ao aprendizado do trabalho.
O impacto social se estende também à saúde física e mental de crianças, adolescentes e adultos, pois alguns projetos dão atenção a este aspecto na formação escolar, seja por meio de oficinas de orientação profissional, seja por meio de práticas específicas sugeridas aos professores de educação física participantes das pesquisas. Algumas propostas, inclusive, geraram projetos de iniciação científica que já foram premiados no âmbito das feiras científicas locais e regionais, o que é um grande incentivo ao fomento da prática de iniciação científica na Educação Básica.