Todo dado público tem vocação para ser aberto. Por isso, o IFMS planeja a abertura de novos dados na internet, além dos 20 conjuntos publicados no Portal de Dados Abertos da instituição.
Se existem dados abertos, há também dados “fechados”? Para responder a sua pergunta, veja o quadro comparativo entre os dois tipos:
Dados abertos | Dados "fechados" |
|
|
Os dados abertos podem ser acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa. Então, essa é a sua oportunidade de opinar sobre quais bases de dados do IFMS você gostaria que fossem publicadas em formato aberto.
A única pergunta que você precisa responder é: "quais bases de dados do IFMS você gostaria que fossem publicadas em formato aberto?”
O período da consulta é de 16 a 30 de setembro de 2020. A sua participação é fundamental, pois o grau de relevância das bases de dados para o cidadão é um dos critérios para priorizar a abertura de dados no IFMS, cujo cronograma deverá constar no novo Plano de Dados Abertos (PDA).
Saiba como participar
1º Acesse o formulário eletrônico da consulta pública sobre Dados Abertos no IFMS.
2º Informe a categoria a qual você pertence.
3º Informe o município onde mora, ou se reside em outro estado, apenas para a comissão mensurar se há participação dos dez campi do IFMS.
4º Selecione até 16 bases de dados do IFMS.
5º Clique em “enviar”! Pronto, a sua contribuição ficará registrada e você não será identificado, pois não há coleta de e-mails.
Contato
Para obter mais informações sobre a consulta, o contato com a Comissão de Elaboração do Plano de Dados Abertos pode ser feito pelo e-mail dados.abertos@ifms.edu.br.
Saiba mais
- Acesse a seção de Perguntas Frequentes sobre Dados Abertos
- Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016 - Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal
- Decreto nº 9.903, de 8 de julho de 2019 - Altera o Decreto nº 8.777, de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal, para dispor sobre a gestão e os direitos de uso de dados abertos;
- Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados – CGINDA - Aprova as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos, conforme disposto no Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016.