[Esta atualização do Regulamento da Organização Didático-Pedagógico foi completada no ano de 2019. O documento final encontra-se publicado na seção de Regulamentos do site institucional ou diretamente por este link.]
Entre os dias 22 de abril e 5 de maio, qualquer cidadão pode participar da consulta pública à minuta do Novo Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFMS, documento que traz definições importantes para estudantes de cursos técnicos de nível médio, graduação e qualificação profissional da instituição.
Em resumo, o Instituto Federal quer a sua opinião sobre os seguintes temas:
- Regime de ensino
- Currículos
- Admissão aos cursos
- Matrícula e registro
- Rendimento escolar e aprovação
- Transferência e mudança de curso
- Estágio Curricular Obrigatório
- Certificado
- Atividades complementares
- Regime especial de dependência
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
- Regime de Exercício Domiciliar
- Faltas coletivas
O Novo Regulamento reunirá o conteúdo de dez documentos que, atualmente, regem o ensino no IFMS. Portanto, para que o participante da consulta pública saiba o que está sendo proposto no novo texto, é importante que, antes, leia:
- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos Técnicos Integrados
- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação
- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente - Presenciais
- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente - A Distância
- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Formação Inicial e Continuada
- Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação
- Regulamento do Regime Especial de Dependência
- Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado
- Regulamento do Trabalho de Conclusão dos Cursos de Graduação
- Instrução de Serviço nº 004/2018 - Dispõe sobre procedimentos para aplicação do Regime de Exercício Domiciliar, faltas por convicções religiosas, faltas coletivas, abono de faltas e dispensa da prática de Educação Física no âmbito do IFMS
Saiba como participar
Antes de participar da consulta pública, é importante que o cidadão leia as regras dispostas neste Regulamento. Entenda o passo a passo:
1. Acesse o formulário eletrônico e informe o número do CPF, nome completo, e-mail, município e perfil (estudante, servidor, comunidade externa ou membro do Conselho Superior do IFMS);
2. Indique o número da página na minuta em que se pretende fazer a alteração;
3. No campo "Ação" do formulário eletrônico, clique em 'Adicionar item', 'Alterar item' ou 'Remover item', dependendo do que queira fazer;
4. Importante: um item podem ser tópico (capítulo, subcapítulo, seção, etc.), parágrafo, figura, quadro, tabela, nota de rodapé ou outro;
5. Para a ação 'Adicionar item', é necessário especificar o item imediatamente anterior àquele a ser acrescentado utilizando os campos “Item anterior” e “Descrição do item anterior”, e então redigir o texto a ser adicionado no campo "Novo texto", limitado a 3 mil caracteres;
6. Para a ação 'Alterar item', é necessário indicar qual o item deseja alterar e preencher o campo “Descrição do item” com o detalhamento do item e redigir o texto no campo “Novo texto”. Caso o item seja textual, este deverá ser reescrito na íntegra;
7. Para a ação 'Remover item', é necessário indicar qual o item quer remover e preencher o campo "Descrição do item" com o detalhamento do item;
8. Todas as sugestões deverão apresentar justificativa de forma clara e objetiva, com, no máximo, 3 mil caracteres;
9. A cada nova contribuição o participante receberá um e-mail com um número de protocolo.
Contato
Ficou com dúvida ou quer mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo e-mail consultarod@ifms.edu.br.