Ações de melhoria
Com base nos resultados apresentados no Relatório da Autoavaliação Institucional 2019, a CPA Central listou as principais ações que podem ser executadas pelo IFMS para a melhoria das atividades acadêmicas e de gestão:
Eixo avaliado | Ações de melhorias recomendadas |
Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional | 1. Criar estratégia mais eficaz de divulgação periódica dos resultados da Avaliação Institucional. |
2. Estabelecer indicador de percepção para o conhecimento do PDI e da CPA. | |
3. Promover discussões sobre os relatórios de autoavaliação de curso (interno e externo) com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com o objetivo de apontar ações para sanar as fragilidades, bem como as potencialidades e analisar as recomendações. | |
4. Desenvolver mecanismos que favoreçam as ações de responsabilidade social, a inclusão social e o desenvolvimento econômico. | |
5. Criar políticas e mecanismos para melhorar as ações da CPA no que diz respeito à apresentação dos resultados, bem como a evolução do IFMS em relação ao planejamento. | |
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional | 1. Intensificar estudos que indiquem cenários futuros de atuação do IFMS. |
2. Aprimorar a projeção de metas do PDI. | |
3. Aprimorar a projeção de novos cursos. | |
4. Aprimorar a integração dos resultados da avaliação institucional pela CPA no desenvolvimento do PDI. | |
5. Dar uma maior visibilidade das ações que são realizadas dentro do IFMS aos setores públicos e privados no estado de Mato Grosso do Sul. | |
6. Buscar ampliar parcerias com setores públicos e privados dentro do estado de Mato Grosso do Sul. Parcerias com entidades que trabalham com igualdade étnico-racial, meio ambiente, cultura, inclusão social, produção artística e patrimônio cultural. | |
Eixo 3: Políticas Acadêmicas | 1. Mapear a relação entre o número de vagas autorizadas, ofertadas, ocupadas e a demanda de cada curso. |
2. Implementar novas ações de acompanhamento dos egressos sistematizando as informações no PPC. | |
3. Criar mecanismos/instrumentos para avaliar o impacto dos projetos de extensão na comunidade. | |
4. Fomentar a produção em arte e cultura em todos os campi da instituição. | |
5. Dar ampla visibilidade a satisfação dos estudantes que estão buscando sua formação no IFMS. | |
6. Promover uma melhor divulgação das ações educacionais praticadas pelo IFMS. | |
7. Avaliar e buscar melhorias constantes nos processos de divulgação junto à comunidade externa. | |
8. Modernizar a forma de contato com os alunos para criar ferramentas de comunicação entre o corpo docente e técnico administrativo com a comunidade acadêmica, proporcionando, assim, maior integração no acompanhamento dos egressos. | |
9. Divulgar as conquistas dos egressos em ações institucionais e carreira profissional e acadêmica após a saída da instituição. | |
10. Fortalecer o processo de monitoria, acompanhamento e nivelamento dos ingressantes e dos veteranos, a fim de redução da evasão, retenção e/ou reprovação. | |
11. Intensificar a comunicação com a comunidade externa referente à divulgação dos cursos, da extensão, da pesquisa e dos mecanismos de transparência. | |
Eixo 4: Políticas de Gestão | 1. Ampliar o programa de capacitação para os servidores técnico-administrativo, bem como para os docentes envolvidos na gestão da instituição. |
2. Fomentar os indicadores específicos para a pesquisa de percepção dos técnico-administrativos sobre as questões de infraestrutura e serviços, programa de qualidade de vida, grau de satisfação pessoal e profissional, clima institucional e autoavaliação; | |
3. Identificar o percentual de absenteísmo e suas causas no IFMS. | |
4. Ampliar o apoio financeiro para a realização de cursos externos pelo corpo docente e técnico-administrativo. | |
5. Priorizar os projetos de investimentos para a consolidação da acessibilidade. | |
6. Incentivar a participação dos técnicos administrativos nos órgãos de gestão e colegiados. | |
7. Maior divulgação do direito assegurado aos técnicos-administrativos em participação nos órgãos de colegiado e gestão, bem como a política de formação e capacitação dos servidores em ênfase. | |
8. Averiguar, com mais especificidade, quais são as ações da Ouvidoria que correspondem aos dados “Sem Opinião”, “Ruim”, “Péssimo” e “Regular” e criar sistemática visando a ações com resultados “Bom” ou “Ótimo”. | |
Eixo 5: Infraestrutura | 1. Adequar os espaços físicos às normas/legais de acessibilidade. |
2. Reavaliar as condições de segurança de espaços para equipamentos ou materiais de risco. | |
3. Criar plano de manutenção preventiva dos equipamentos dos ambientes acadêmicos. | |
4. Avaliar as condições de mobiliário e equipamentos de todos setores. | |
5. Ampliar as estruturas para convivência e/ou áreas verde nos campi. | |
6. Aprimorar os espaços para atendimento aos estudantes. | |
7. Criar uma sala para CPA no campus. | |
8. Aprimorar os espaços de convivência e de alimentação. |