Estudante
Aberta seleção para o Programa de Auxílio Monitoria
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira, 2, o edital de abertura do processo seletivo para a concessão do Auxílio Monitoria aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação da instituição.
O Programa de Monitoria é uma das iniciativas do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, que tem o objetivo de apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados.
Serão selecionados 192 estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As áreas onde são ofertados os auxílios podem ser conferidas no edital do processo seletivo.
Os monitores desenvolverão suas atividades no período de oito horas semanais. O valor do auxílio mensal é R$ 150, para alunos de nível médio, e R$ 200, para acadêmicos de graduação, com a primeira parcela paga em abril e a última no mês de junho.
Requisitos – Podem participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação que:
- Estejam cursando, no mínimo, o 2º período;
- Tenham sido aprovados nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida;
- Declarem haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora;
- Não tenham sido monitores nos últimos quatro semestres consecutivos;
- Não tenham desistido da atividade de monitoria anteriormente;
- Não estejam respondendo a Processo Disciplinar Discente.
As inscrições podem ser feitas de 9 a 16 de março, na Página do Candidato. O interessado deverá escolher apenas um campus, área e turno contemplado pelo edital. Caso a inscrição seja editada, será considerada válida a última alteração realizada.
Seleção – Será realizada pelo diretor de ensino (ou servidor por ele indicado), coordenador de curso/eixo e docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor orientador da monitoria.
Para a seleção dos monitores, será considerada a média da nota da entrevista e o coeficiente de rendimento do candidato, considerando apenas a unidade curricular da área em que o estudante está concorrendo.
As entrevistas serão realizadas entre 18 e 25 de março. Entre os itens a serem avaliados estarão a disponibilidade, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor e a desenvoltura do candidato, entre outros.
A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 27.
Auxílio Monitoria – O programa visa prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a sua participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à sua plena formação.
A jornada de atividades de monitoria será fixada pelo professor orientador em comum acordo com o estudante, e aprovada pelo coordenador do curso/eixo.
Entre as atribuições dos monitores estão cumprir o plano de atividades (elaborado juntamente com o professor orientador), cooperar no atendimento e auxílio dos estudantes da disciplina e elaborar semestralmente o relatório de atividades.
O estudante não classificado dentro do número de vagas para recebimento do auxílio, pode voluntariar-se para a monitoria, sem a contrapartida financeira. Os monitores voluntários exercerão suas atividades com carga horária semanal de até oito horas.
Vagas ofertadas no Auxílio Monitoria
Campi | Auxílios para cursos técnicos | Auxílios para cursos de graduação |
Aquidauana | 15 | 04 |
Campo Grande | 22 | 04 |
Corumbá | 15 | 04 |
Coxim | 12 | 04 |
Dourados | 12 | 04 |
Jardim | 12 | 04 |
Naviraí | 12 | 04 |
Nova Andradina | 15 | 04 |
Ponta Porã | 22 | 04 |
Três Lagoas | 15 | 04 |