Ensino
Aberta seleção para o auxílio à Iniciação a Docência
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o edital de abertura do processo seletivo para o Programa de Auxílios de Iniciação à Docência do (Pibid). O documento está publicado na Central de Seleção.
Trata-se de uma ação institucional que busca fortalecer a articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre estudantes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da educação básica aos estudantes dos cursos de licenciatura.
São ofertadas 13 vagas para acadêmicos dos cursos de licenciatura em Computação (4) do Campus Jardim, e em Química (9) no Campus Coxim. O auxílio será oferecido de maio a novembro, com o valor mensal de R$ 400 (sendo R$ 200 para o mês de julho, devido às férias escolares). Os não convocados dentro do número de auxílios ofertados podem desenvolver as atividades de maneira voluntária, sem recebimento.
Para concorrer no processo seletivo, tanto o professor-orientador quanto o estudante candidato precisam obedecer alguns requisitos.
O docente deve pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado, ter projeto de Iniciação à Docência aprovado pela diretoria responsável em seu campus (Anexo 1 do edital), dispor de carga horária suficiente para o atendimento do estudante e não se afastar do IFMS, por mais de dois meses, durante o período de vigência do auxílio.
Já ao discente cabe estar regularmente matriculado em curso de licenciatura do IFMS (sem ser no último semestre), declarar compatibilidade de horário entre as atividades acadêmicas e as da Iniciação à Docência, não possuir outra modalidade de bolsa, não ter sido penalizado em Processo Disciplinar do Estudante, nem estar em débito com outros programas institucionais ou por agências de fomento externo.
Inscrições – Podem ser feitas entre 27 e 29 de abril. O acesso deve ser feito pela Página do Candidato da Central de Seleção. O estudante poderá se inscrever e concorrer apenas a uma das vagas ofertadas, sendo vedada a apresentação de mais de um Plano de Atividades. São necessários os seguintes documentos:
- Requerimento de inscrição preenchido (Anexo 2 do edital);
- Plano de atividades elaborado de acordo com o projeto de Iniciação à Docência do professor-orientador (Anexo 3);
- Termo de compromisso do orientador e do estudante preenchido (Anexo 4);
- Justificativa de inscrição de no máximo uma lauda redigida em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, no qual o estudante apresente brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação.
Os anexos constam no edital do processo seletivo.
Seleção – Será realizada em duas etapas. Na primeira ocorrerá a análise documental (de caráter eliminatório), baseada no atendimento às condições dos requisitos de inscrição e a avaliação da justificativa.
Já a segunda etapa consiste em uma entrevista, de caráter classificatório, que será realizada pela Comissão de Avaliação do PIBID/IFMS, em data e horário previamente divulgada pela coordenação, e que terá como tema os aspectos relevantes para o exercício das atividades e a avaliação da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição.
A nota final do estudante será composta pelo somatório da nota atribuída na primeira etapa juntamente a média das notas da entrevista. O resultado preliminar está previsto para 5 de maio.
Programa – O Pibid é uma importante ação institucional do processo de ensino e aprendizagem que tem por objetivo incentivar o aperfeiçoamento da formação docente dos estudantes de licenciatura da instituição.
O estudante bolsista ou não bolsista selecionado desenvolverá as atividades respeitando a carga horária semanal de até oito horas semanais, não superior a quatro horas diárias. A jornada será fixada pelo professor orientador em comum acordo com o estudante e aprovada pelo Coordenador do Programa de Iniciação à Docência.