Extensão
Aberta submissão de propostas para a Semana do Meio Ambiente
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para apoio financeiro à Semana do Meio Ambiente, evento realizado anualmente nos dez campi da instituição.
Mesmo com as atividades letivas suspensas em todas unidades, em decorrência das ações do Instituto contra o novo coronavírus, a previsão é de que a Semana seja realizada entre 1º e 6 de junho em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O cronograma, disponível abaixo, poderá ser modificado caso o evento seja realizado em outra data, devido à prevenção à Covid-19.
Os campi com propostas selecionadas receberão auxílio financeiro para realização da Semana, por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) do IFMS. Serão destinados até R$ 20 mil, com limite de R$ 2 mil para cada campus, disponibilizados em parcela única ao coordenador da proposta.
O tema da edição deste ano é “Biodiversidade”. Os campi têm a possibilidade de trabalhar com subtemas, adaptando a programação às características de cada região.
Submissão – Cada campus deverá apresentar apenas uma proposta para o edital, que precisa ter cunho ambiental e estar articulada à extensão, cultura, ensino e pesquisa. Também é necessário envolver estudantes na equipe de organização.
A submissão deve ser feita pelo coordenador através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj, até 9 de abril. É necessário possuir cadastro no sistema para a obtenção da senha de acesso.
O público-alvo deve ser principalmente a comunidade externa ao IFMS. As propostas podem prever:
- Palestras;
- Oficinas;
- Mesas redondas;
- Apresentações teatrais, musicais, de cursos, pesquisas ou trabalhos realizados sobre a temática do evento;
- Plantio e distribuição de mudas e sementes;
- Mutirões de limpeza em córregos, nascentes e rios;
- Concursos de vídeos e fotografias;
- Outras atividades relacionadas.
As pospostas serão avaliadas conforme os critérios constantes no edital de abertura, publicado na Central de Seleção.
Semana do Meio Ambiente – É um evento promovido pelos campi do IFMS desde 2011, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O objetivo da Semana é contribuir para a formação da consciência em relação às causas ambientais, bem como apoiar ações que divulguem o conhecimento produzido na instituição e que permitam o diálogo com a sociedade.
O evento também visa incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais, promover atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção do desenvolvimento social e despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no Instituto.
Confira mais informações na Página da Semana do Meio Ambiente.
Cronograma para a realização do evento
Evento | Data |
Período de submissão da proposta do evento | 19/03 a 09/04/2020 |
Avaliação: atendimento às condições de habilitação (item 3) e avaliação do mérito da proposta | 13/04 a 17/04/2020 |
Atendimento às diligências e nova submissão da proposta (Proponente) | até 23/04/2020 |
Verificação do atendimento às diligências | 24/04/2020 |
Divulgação do resultado preliminar | 27/04/2020 |
Interposição de recursos ao resultado preliminar (item 10) | 28/04 e 29/04/2020 |
Divulgação do resultado final | 30/04/2020 |
Entrega da documentação na COERI (item 11) | até 04/05/2020 |
Execução da Semana do Meio Ambiente 2019 | 01/06 a 06/06/2020 |
Elaboração do Relatório Final/Prestação de Contas no SigProj e entrega na COERI | até 30 dias após o término do evento |