Graduação
Abertas 344 vagas para portadores de diploma e transferências
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu processo seletivo com a oferta de 344 vagas em cursos superiores destinadas a portadores de diploma e interessados em fazer transferências interna e externa.
O IFMS oferece 17 opções de cursos de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter diploma de nível superior (portador de diploma), estar cursando graduação em outra instituição de ensino (transferência externa) ou ser estudante do IFMS que queira se transferir para outro curso dentro da mesma área de conhecimento (transferência interna).
O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições – São gratuitas e deverão ser feitas presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga é ofertada entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Os endereços dos campi e horários de atendimento constam do edital de abertura do processo seletivo.
São 124 vagas para portadores de diploma e 132* para transferência externa. Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição:
- requerimento de inscrição (em duas vias);
- cópia e original do RG e do CPF;
- cópia e original do diploma de ensino superior (portador de diploma);
- comprovante de matrícula recente (transferência externa);
- histórico acadêmico/escolar (com carga horária e nota) e ementa das disciplinas.
Já os interessados nas 88* vagas para transferência interna deverão apresentar originais e cópias do RG, CPF, histórico escolar e uma carta pessoal informando os motivos da transferência.
Seleção – Será feita por meio da análise dos documentos apresentados. A classificação será realizada com base no histórico escolar e nas ementas das disciplinas, tendo como critérios a similaridade de conteúdo e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas.
A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 14 de fevereiro, e o final no dia 19. A matrícula dos selecionados deverá ser feita nos dias 20 e 21 de fevereiro.
Campus |
Curso |
Quantidade de vagas a serem ofertadas | ||
Portador de Diploma |
Transferência Interna |
Transferência Externa |
||
Aquidauana | Tecnologia em Sistemas para Internet | 03 | 05 | 05 |
Engenharia Civil | 02 | 02 | 02 | |
Tecnologia em Redes de Computadores | 05 | 05 | 05 | |
Campo Grande | Tecnologia em Sistemas para Internet | 10 | 05 | 05 |
Corumbá | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | 10 | 05 | 05 |
Tecnologia em Processos Metalúrgicos | 05 | 05 | 05 | |
Coxim | Engenharia de Pesca | 10 | 10 | 10 |
Licenciatura em Química | 05 | 05 | 05 | |
Tecnologia em Sistemas para Internet | 10 | 10 | 10 | |
Tecnologia em Alimentos | 05 | 05 | 05 | |
Dourados | Tecnologia em Jogos Digitais | 10 | 08 | 08 |
Jardim | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo | 02 | 01 | 01 |
Licenciatura em Computação | 05 | 05 | 05 | |
Naviraí | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | 10 | 05 | 10 |
Bacharelado em Agronomia | 02 | 01 | 02 | |
Nova Andradina | Bacharelado em Agronomia | 02 | - | 03 |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | 05 | 01 | 05 | |
Tecnologia em Produção de Grãos | 05 | 01 | 05 | |
Ponta Porã* | Tecnologia em Agronegócio | 02 | 02 | 10 |
Bacharelado em Agronomia | 02 | 02 | 10 | |
Três Lagoas | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | 05 | 02 | 05 |
Tecnologia em Automação Industrial | 02 | - | 02 | |
Engenharia de Controle e Automação | 03 | 02 | 03 | |
Engenharia de Computação | 04 | 01 | 06 | |
TOTAL | 124 | 88 | 132 | |
344 |
* Os números de vagas para transferências interna e externa nos cursos oferecidos no Campus Ponta Porã foram alterados pelo edital de retificação nº 002.1/2020, publicado na Central de Seleção do IFMS em 15.01.2020.