Pesquisa
Estudantes apresentam trabalhos em Seminário de Iniciação Científica
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza a edição 2020 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), evento que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades são realizadas de forma virtual.
O Semict 2020 reúne 100 pesquisas desenvolvidas por estudantes de nível superior participantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica operacionalizados por meio do edital nº 028/2019.
Os trabalhos podem ser conferidos na página do Semict até sexta-feira, 23.
Os estudantes participantes gravaram vídeos apresentando os aspectos gerais de cada pesquisa. Os trabalhos estão divididos por áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharia, e Linguística, Letras e Artes.
Semict – O seminário é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) com apoio dos campi da instituição, sendo realizado anualmente desde 2013.
Trata-se de um espaço para a socialização das atividades de pesquisa desenvolvidas por acadêmicos de graduação, participantes dos seguintes programas:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af);
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti -CNPq/IFMS).
O Semict busca proporcionar o intercâmbio entre estudantes participantes da iniciação científica e tecnológica, pesquisadores orientadores e membros dos comitês de avaliação interna e externa.
Outro objetivo do seminário é permitir a avaliação e acompanhamento dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica apoiados pelo IFMS e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Semana de Ciência e Tecnologia – O tema deste ano é "Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira".
As atividades, disponíveis na página SCT 2020, são realizadas conjuntamente pelos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas , com o auxílio da Propi.
Além do Semict, são oferecidos cursos e palestras virtuais e as Feiras de Ciência e Tecnologia, que este ano reúne mais de 500 trabalhos de estudantes dos níveis fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.
Promovida anualmente, a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS é um conjunto de atividades para divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição.
O evento é realizado em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), e que ocorre em todo o país.