Extensão
Estudantes e servidores podem cadastrar atividades de extensão
Está disponibilizado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital nº 006/2020, de fluxo contínuo, destinado ao registro, análise e acompanhamento das atividades de extensão a serem realizadas na instituição, sem fomento institucional, no período entre 3 de fevereiro e 30 de novembro.
As propostas devem se enquadrar nas áreas temáticas e linhas de extensão definidas, ter como público-alvo prioritário e majoritário a comunidade externa, e atender às diretrizes da extensão e relevância institucional, entre outros aspectos disponíveis no edital.
Podem participar da equipe de execução da atividade servidores efetivos, professores substitutos, estudantes matriculados na instituição e colaboradores externos.
Cada proposta deve ter, no mínimo, um estudante voluntário do IFMS, seja nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), técnicos de nível médio ou de ensino superior.
Submissão - O proponente é quem deve submeter a atividade no módulo de Extensão (SiEX) do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj). A submissão deve ser feita com, no mínimo, 30 dias de antecedência do início da execução.
Podem coordenar propostas servidores efetivos, professores substitutos e estudantes matriculados no IFMS, desde que não haja quaisquer pendências com relatórios parciais e/ou finais de atividades realizadas em períodos anteriores. Demais requisitos devem ser consultados no edital.
As propostas devem ser elaboradas na forma de:
- Programa: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão de médio e longo prazos, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, integram-se às práticas de ensino e às linhas de pesquisa desenvolvidas pela Instituição, nos termos de seus Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
- Projeto: atividade de caráter educativo, científico, cultural, político, social ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, que pode ou não ser vinculada a um programa;
- Curso: atividade pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, visando à disseminação de conhecimentos para a comunidade externa, prioritariamente; ou
- Evento: atividade que implica apresentação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido ou reconhecido pela instituição, por meio de exibição ao público externo, prioritariamente.
A análise será feita pela Comissão de Avaliação de Atividades de Extensão (Coaex) no prazo máximo de 30 dias após a submissão no módulo SiEX. As atividades somente poderão ser executadas após validação e registro pela Comissão.
O edital não prevê concessão de recursos financeiros e bolsas de extensão às atividades submetidas.
Os fluxos e procedimentos devem seguir a Política de Extensão do IFMS e a Instrução de Serviço Proex nº 004/2019, que estabelece procedimentos para submissão, análise, registro e acompanhamento das atividades de extensão no IFMS.
Em caso de dúvidas, os contatos são direx@ifms.edu.br ou (67) 3378-9589.