Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Feiras do IFMS serão realizadas de forma virtual neste ano

Ciência e Tecnologia

Feiras do IFMS serão realizadas de forma virtual neste ano

Trabalhos podem ser inscritos entre os dias 3 e 31 de agosto. Pela primeira vez, avaliação será feita por meio de vídeos enviados pelos participantes.
por Laura Silveira publicado: 17/07/2020 08h57 última modificação: 17/07/2020 08h57

Diante da necessidade de manter as atividades não presenciais, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) precisou adequar o formato dos eventos institucionais. No intuito de garantir a promoção e a divulgação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio, a instituição optou por realizar, pela primeira vez, as Feiras de Ciência e Tecnologia de forma virtual.

Prevista para o ocorrer durante a edição 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia - que este ano também será  virtual -, a feira será realizada pelos dez campi do IFMS, localizados em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

O edital com as regras de submissão dos trabalhos e o cronograma completo estão publicados na Central de Seleção.

Podem participar estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio e do técnico integrado, de escolas públicas ou privadas, conforme a divisão pelas áreas de abrangência de cada campus. Ex-alunos do técnico integrado do IFMS que concluíram os cursos depois de novembro de 2019 também podem inscrever trabalhos.

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Inscrições - Os trabalhos deverão ser inscritos pelos orientadores entre os dias 3 e 31 de agosto, no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

No ato da inscrição, além de cadastrar informações sobre o trabalho e os autores, deverá ser submetido o resumo expandido, elaborado de acordo com o modelo disponibilizado na Central de Seleção, além de um vídeo do projeto apresentado pelo(s) estudante(s).

Não há limites de inscrição de trabalhos por orientador.

A divulgação dos trabalhos selecionados - após análise da Comissão Organizadora de cada feira - ocorrerá até 30 de setembro. A partir daí, os participantes deverão providenciar os seguintes itens necessários:

  • resumo expandido;
  • relatório;
  • vídeo do projeto;
  • apresentação oral;
  • caderno de campo (formato digital);
  • maquete/protótipo (quando previsto no projeto).

Orientações específicas para cada um dos itens estão disponibilizadas no item 6 do edital.

Avaliação e premiação - A Comissão Avaliadora será composta por professores e pesquisadores de diversas instituições e áreas de conhecimento, para atestar a qualidade dos trabalhos.

A premiação das feiras virtuais do IFMS será transmitida ao vivo pelo Facebook no dia 23 de outubro.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental;
  • melhor vídeo;
  • melhor apresentação oral;
  • melhor relatório;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor maquete/protótipo.

Em 2019, foram selecionados 847 projetos para as Feiras do IFMS, o que significou um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, quando foram selecionados 795.

Semana de Ciência e Tecnologia - A edição 2020 do evento está prevista para ocorrer entre os dias 19 e 23 de outubro nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O tema este ano é "Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira".

Pela primeira vez desde que começou a ser organizado, em 2010, o evento será realizado virtualmente. Parte das atividades será realizada conjuntamente entre os campi, com o auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi). Minicursos, oficinas e palestras serão oferecidas em salas virtuais.

O evento é promovido em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), e que ocorre em todo o país.