Saúde
IFMS adota medidas de prevenção ao coronavírus
Dispensers de álcool em gel foram disponibilizados a estudantes e servidores de Campo Grande - Foto: Alessandro Ribeiro
Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começaram a adotar medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As ações seguem as orientações do Ministério da Educação e estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. Não há recomendação para que as aulas sejam suspensas.
O Campus Campo Grande disponibilizou álcool em gel a estudantes e servidores nos corredores dos blocos e afixou orientações nos murais. O enfermeiro da unidade fará um trabalho de orientação em sala de aula.
Em Corumbá, materiais informativos estão afixados nos murais e banheiros, e os estudantes foram orientados sobre a importância de se manter hábitos de higiene. Um suporte com álcool em gel foi disponibilizado a alunos e servidores.
No Campus Coxim, frascos de álcool em gel foram distribuídos nos setores e informações do Ministério da Saúde estão disponibilizadas em mural. Estão previstas visitas em sala de aula para repasse de orientações aos estudantes.
O enfermeiro do Campus Dourados fará visitas às salas de aula para orientar os estudantes sobre como evitar a doença. Nos murais, é possível conferir as medidas de prevenção do Ministério da Saúde.
No Campus Jardim, será disponibilizado álcool em gel a estudantes e servidores. Entre as orientações repassadas nas salas de aula estão lavar as mãos com frequências e não compartilhar a bomba de tereré.
Em Naviraí, informações para prevenção ao coronavírus foram afixadas em mural e estão sendo compartilhadas com servidores e funcionários terceirizados por e-mail e redes sociais. Vídeos do Ministério da Saúde são exibidos no monitor, e dispensers de álcool em gel foram colocados à disposição da comunidade.
O Campus Nova Andradina adotou como medidas preventivas compartilhar vídeos nas redes sociais e disponibilizar álcool em gel em todas as unidades ondem ocorrem atividades do IFMS. A equipe de enfermagem iniciou uma ação nas salas de aula para repassar informações sobre higiene e comportamento saudável. Estudantes com gripe estão sendo monitorados.
A enfermeira do Campus Ponta Porã tem feito visitas a salas de aulas e setores para repassar instruções a estudantes e servidores. Além disso, o mural e o monitor no hall de entrada da unidade divulgam medidas preventivas à comunidade.
Em Três Lagoas, os assistentes de alunos orientam sobre hábitos de higiene, utilização álcool em gel e cuidados como o não compartilhamento do tereré. A recomendação é que as salas de aula fiquem com as janelas abertas.
Estratégia - Para alinhar as ações de prevenção ao coronavírus nos dez campi e reitoria, a reitora, Elaine Cassiano, convocou uma reunião por videoconferência com gestores e enfermeiros para esta sexta-feira, 13.
Na ocasião, serão repassadas informações que a reitora irá trazer da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que termina nesta quinta-feira, 12, em Brasília (DF).
Em nota publicada no início da tarde, o Conif informou que fará parte do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), responsável por avaliar os impactos e medidas que serão adotadas nas próximas semanas referentes a possíveis mudanças na rotina das instituições de ensino federais.
O colegiado orienta que as instituições da Rede Federal observem a situação dentro do estado e município, a fim de atualizar o Comitê Nacional sobre a evolução da doença.
Por fim, a nota informa que todas as reuniões do Conselho estão suspensas, como medida de preservação da saúde e integridade dos servidores da Rede Federal.
Prevenção - O Ministério da Saúde mantém uma página na internet com todas as informações oficiais sobre o coronavírus (Covid-19). O site explica como a doença é transmitida e tratada, e traz dados atualizados sobre os casos notificados, o plano de contingência e a importância de se denunciar as fake news sobre o assunto.
Entre as principais medidas de prevenção estão:
- lavar as mãos com água e sabão (assista o vídeo sobre a a forma correta de se lavar as mãos);
- utilizar álcool em gel para ajudar na higienização das mãos;
- cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
- evitar aglomerações se estiver doente;
- manter os ambientes bem ventilados;
- não compartilhar objetos pessoais.
O Ministério da Saúde disponibilizou também os materiais da campanha nacional contra o coronavírus. Na página, é possível baixar arquivos de peças gráficas, spots e vídeos.
(Texto atualizado às 14h55 de 12/03/2020 para inclusão de informações sobre as ações previstas no Campus Jardim e da nota pública divulgada pelo Conif)