Coxim
Maratona de Química reúne estudantes de três municípios
O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerrou na terça-feira, 10, a V Maratona de Química. A competição reuniu 25 estudantes de ensino médio dos municípios de Costa Rica, Pedro Gomes e Sonora.
Durante dois dias, os participantes, divididos em equipes e orientados por três professores, realizaram provas voltadas ao conhecimento em Química. Devido à pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez a competição foi realizada de forma virtual, por meio do YouTube.
Além de provas recreativas - como a criação de um grito de guerra, do mascote, de um podcast e uma história em quadrinhos sobre o assunto - as equipes também cumpriram cinco desafios relacionados à disciplina. Os participantes ainda tiveram que resolver caça-palavras, charadas e palavras-cruzadas. As atividades foram elaboradas pelos acadêmicos da licenciatura em Química, ofertada na unidade.
Como parte da preparação para a Maratona, os participantes receberam uma apostila com o conteúdo que seria utilizado na competição.
A vencedora foi a equipe formada por estudantes da Escola Estadual José Ferreira da Costa, do município de Costa Rica, que somou 694 pontos. Foi o segundo título consecutivo da escola.
Participaram ainda alunos da Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro, de Pedro Gomes; e da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra, de Sonora.
“Todos realizaram as prova e puderam ter contato diferenciado com o conteúdo de Química, além de uma nova experiência com a maratona totalmente digital”, destaca a coordenadora do evento, Mariane Ocanha.
Desafio – A suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19 representou um desafio na organização da Maratona.
A coordenadora do evento e professora de Matemática, Mariane Ocanha, explica que a organização foi iniciada em março deste ano e, logo em seguida, as atividades presenciais foram suspensas.
"Então passamos a planejar o evento a distância. Começamos decidindo quais seriam as provas a serem realizadas. Eram feitos testes, apresentações nas reuniões, até que foram definidas. A partir daí os acadêmicos de Química foram aprimorando as provas”, detalha.
Mesmo com a diminuição do número de equipes participantes, em relação às edições presenciais, Mariane destaca o empenho dos estudantes.
“Todos realizaram as prova e puderam ter contato diferenciado com o conteúdo de Química, além de uma nova experiência com a maratona totalmente digital”, finaliza a coordenadora.
Organização – O evento foi organizado por uma comissão formada por mais de 20 membros, entre servidores do campus e acadêmicos de graduação, incluindo 11 bolsistas do Programa de Iniciação à Docência do IFMS (Pibid).
A Maratona de Química faz parte das atividades inscritas no edital n° 006/2020, destinado ao acompanhamento de atividades de extensão a serem realizadas até 30 de novembro, com foco na comunidade externa ao IFMS.