Covid-19
Pesquisa sobre aulas em ambientes virtuais vai até 4ª
Termina nesta quarta-feira, 29, o prazo de participação na pesquisa que busca avaliar a oferta de atividades de ensino não presenciais no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), medida adotada em virtude da pandemia de Covid-19.
Podem participar estudantes dos cursos técnicos integrados, da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, Formação Inicial e Continuada (FIC), graduação e pós-graduação, além de professores, pedagogos, técnicos de assuntos educacionais, assistentes de alunos, servidores das bibliotecas e psicólogos.
O formulário online está disponível na página da pesquisa. Para acessá-lo, o participante deve estar logado no e-mail institucional.
Com a aplicação da pesquisa, o IFMS pretende saber se estudantes e servidores estão tendo dificuldades com as atividades de ensino não presenciais, no intuito de corrigir eventuais problemas. O resultado ainda subsidiará a instituição na tomada de novas decisões relacionadas ao ensino durante o cenário da pandemia.
Pesquisa - As perguntas voltadas aos estudantes abordam temas como acesso ao Ambiente Virtual de Ensino a Aprendizagem (Avea - Moodle), qualidade dos conteúdos postados, clareza nas atividades, prazos, formas de comunicação com os docentes, entre outros.
Há perguntas específicas para estudantes com necessidades educacionais específicas. O IFMS quer saber se esses alunos receberam orientações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e se os conteúdos estão sendo disponibilizados adequadamente, com tradução para linguagem de sinais e fontes aumentadas, por exemplo.
Aos docentes e demais servidores da área de ensino são feitas perguntas referentes à estrutura que possuem em casa para o desenvolvimento das atividades em ambientes virtuais de ensino, e também sobre o suporte à utilização do Avea - Moodle, o atendimento realizado aos estudantes, entre outros temas.
Atividades não presenciais - Os dez campi iniciaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino entre os dias 6 e 13 de abril, dependendo da unidade. Desde então, os professores têm postado os conteúdos das disciplinas no Avea - Moodle para que os estudantes façam as atividades em casa.
Para ofertar atividades em ambientes virtuais de ensino, os campi foram orientados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Instrução Normativa nº 2/2020. O documento traz orientações sobre formas de contato entre estudantes e professores, revisão dos planos de ensino, reorganização dos horários de permanência dos docentes, entre outras.
As atividades presenciais de ensino e administrativas no IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março, em virtude da pandemia de Covid-19. A suspensão vale até 2 de maio, de acordo com a Decisão nº 97/2020.
Servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, trabalham em sistema de home office.
Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.
Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais. Há ainda uma seção de perguntas frequentes, na qual a comunidade pode tirar dúvidas sobre as ações do IFMS.