Avaliação Docente
Suspensa a Avaliação Docente pelo Discente do primeiro semestre
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) suspendeu a Avaliação Docente pelo Discente (ADD) prevista para o primeiro semestre de 2020.
A decisão tomada pela Reitoria da instituição se baseia em uma solicitação feita pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em consonância com o Programa de Avaliação de Desempenho do IFMS. Inicialmente, o processo de avaliação estava previsto para ser realizado entre os dias 18 a 29 de maio.
O pedido levou em consideração a suspensão das atividades presenciais, em virtude da pandemia do novo coronavírus, e a implementação de atividades através do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – Moodle Institucional e outras ferramentas de apoio.
Entre os fatores utilizados para fundamentar a decisão estão a necessidade de adaptação às ferramentas virtuais, a alteração na metodologia utilizada, a mudança no acompanhamento feito pela equipe pedagógica dos campi, as mudanças no comportamento dos estudantes para o uso das tecnologias, a disponibilização de auxílio aos discentes sem acesso às ferramentas virtuais e o esforço das equipes gestoras para entrega de atividades impressas a esses discentes.
“No próximo semestre, com as aulas voltando ao normal, teremos condições de aplicar o questionário e avaliar os docentes como é feito costumeiramente”, afirmou a pedagoga.
“A avaliação não será realizada nesse semestre para que o docente não fique prejudicado, uma vez que o questionário utilizado não é adequado para o momento, em que são realizadas atividades não presenciais. Então pensamos em utilizar outra forma de coleta de dados”, explica a pedagoga do Instituto, Tânia Brizueña, responsável por acompanhar a aplicação da ADD.
“No próximo semestre, com as aulas voltando ao normal, teremos condições de aplicar o questionário e avaliar os docentes como é feito costumeiramente”, complementa.
Progressão funcional – Os professores do IFMS não serão prejudicados em suas avaliações de desempenho, devido à suspensão. A nota final deles é composta pela média aritmética das notas da autoavaliação e da avaliação da chefia imediata, com pontuação máxima de 70, somada à da avaliação feita pelos discentes, que vale 30 pontos.
“Não terá impacto nenhum porque o Sistema de Avaliação entende que os 30% referentes a ADD serão substituídos pela autoavaliação e avaliação da chefia, somando a totalidade da nota e não ocasionando, portanto, prejuízo aos servidores”, destaca o diretor de Gestão de Pessoas do IFMS, Pedro Rissato.
"Não terá impacto nenhum porque o Sistema de Avaliação entende que os 30% referentes a ADD serão substituídos pela autoavaliação e avaliação da chefia [...] não ocasionando, portanto, prejuízo aos servidores”, destaca o diretor.
As atividades presenciais estão suspensas no Instituto até 2 de junho. Dessa forma, os estudantes continuarão tendo aulas em ambientes virtuais de ensino e servidores permanecerão em trabalho remoto até a data estipulada.
ADD – É realizada semestralmente nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Por meio dela, os estudantes do IFMS avaliam seus professores, em diversos níveis e modalidades de ensino.
O processo de avaliação busca fornecer dados e informações sobre o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem gerados em salas de aula e demais ambientes de aprendizagem. Os objetivos são melhorar os cursos e o desempenho dos docentes, além de permitir o planejamento de ações institucionais visando suprir possíveis fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino na instituição.
O regulamento completo do processo avaliativo está disponível no site do IFMS.