Três Lagoas
Candidatos da graduação são convocados para heteroidentificação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 1º, na Central de Seleção, a convocação para a banca de heteroidentificação no processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Campus Três Lagoas no segundo semestre letivo.
O procedimento, obrigatório para candidatos que se autodeclararam pretos e pardos no ato da inscrição, deve ser realizado de forma online até o dia 5 de julho.
Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:
- autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada (Anexo VII), disponível na Central de Seleção;
- fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.
O envio da documentação deverá ser feito por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. As instruções estão detalhadas no item 2 do edital nº 044.1/2021.
O candidato que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do IFMS para enviar a documentação presencialmente. Para isso, é preciso realizar agendamento de dia e horário, enviando pedido por e-mail ou WhatsApp, conforme informações constantes do Anexo VIII.
A previsão é que os resultados preliminar e final da banca da heteroidentificação sejam publicados nos dias 8 e 15 de julho, respectivamente.
No dia 15 de julho, também será divulgada a relação de candidatos aptos à matrícula e em lista de espera.
Entre 16 e 30 de julho será aberto o período para matrícula dos candidatos aptos e também para manifestação de interesse nas vagas dos candidatos da lista de espera.
O início das aulas está previsto para 4 de agosto.
Seleção - O IFMS ofertou 120 vagas para o curso superior de tecnologia em Automação Industrial (noturno), Engenharia da Computação (integral) e Engenharia de Controle e Automação (integral), sendo 40 vagas para cada curso.
A seleção é feita com base nas notas obtidas pelo candidato em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, 2019 ou 2020. O interessado deve ter tirado nota acima de zero nas provas de redação e de todas as áreas do conhecimento.
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas ao e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br.