SCT 2021
Divulgadas regras para trabalhos nas Feiras de Ciência e Tecnologia
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 21, o edital com as regras para inscrição e seleção de trabalho para as Feiras de Ciência e Tecnologia da instituição.
Podem participar estudantes e professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada de ensino, além de ex-alunos do Instituto Federal que concluíram os cursos integrados após novembro do ano passado.
As feiras fazem parte da programação da edição 2021 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta", as atividades da SCT 2021 ocorrerão simultaneamente entre os dias 4 e 9 de outubro.
A exposição dos trabalhos será promovida pelos campi durante as edições locais das Feiras de Ciência e Tecnologia em cada município: Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).
Submissão – A inscrição do trabalho é gratuita e deve ser realizada pelo orientador, exclusivamente via internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos. O acesso ao sistema estará disponível na página das Feiras a partir do dia 2 de agosto. A submissão acontecerá respeitando três etapas:
- cadastro de informações sobre o trabalho – de 2 a 31 de agosto;
- correção e aprovação dos trabalhos – até 17 de setembro;
- submissão da documentação do trabalho – até 27 de setembro.
As normas para elaboração dos itens a serem submetidos – como resumo expandido, vídeo de apresentação do projeto (obrigatórios), relatório do trabalho e caderno de campo (opcionais) – constam no item 6 do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.
Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.
A previsão é que a divulgação dos trabalhos aprovados seja feita no dia 25 de setembro.
Premiação – A comissão avaliadora será composta por professores e pesquisadores de diversas instituições e áreas de conhecimento, para atestar a qualidade dos trabalhos.
A premiação das Feiras de Ciência e Tecnologia 2021 será transmitida em eventos virtuais organizados pelos respectivos campi. A previsão é que a divulgação dos premiados seja feita no dia 8 de outubro.
Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:
- 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
- 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento;
- melhor vídeo;
- melhor relatório;
- melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
- melhor projeto na categoria nível fundamental.;
- melhor projeto na categoria convidados;
- melhor projeto na categoria: impacto socioambiental;
- melhor projeto na categoria: inovação tecnológica;
Feiras – Serão realizadas entre 4 e 8 de outubro e buscam estimular novas vocações por meio da realização de projetos criativos e inovadores, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores.
Realizadas anualmente, em 2020, foram selecionados mais de 500 trabalhos para as feiras do IFMS. O número foi 69% menor do que os 847 projetos registrados na edição de 2019.
Semana de Ciência e Tecnologia – Realizada pelo IFMS há 11 anos, a SCT de 2021 prevê em sua programação salas virtuais de aprendizagem, onde serão oferecidas palestras, oficinas e cursos, além de:
- Feiras de Ciência e Tecnologia;
- Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict);
- Hackathon multicampi;
- Atividades makers;
- Encontro de Iniciação Científica;
- Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei).
O resultado que homologou a realização do evento nos dez campi, bem como os valores aprovados e os respectivos coordenadores do evento, está disponível na Central de Seleção.
As atividades serão realizadas de forma remota, com a possibilidade da realização de atividades híbridas (online e presencial).