Campo Grande
Estudante do IFMS participará do Programa Jovens Embaixadores
João Pedro, do curso técnico integrado em Informática, foi selecionado para o programa do intercâmbio virtual (Foto: divulgação)
O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terá um representante na edição 2021 do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A seleção reuniu mais de 10 mil estudantes de ensino médio de todo o país. Foram selecionados 33 deles, de 24 Estados diferentes, sendo 12 alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incluindo João Pedro Haufes, 17, discente do 6° semestre do curso técnico integrado em Informática, na Capital.
O processo seletivo foi realizado através do envio da documentação dos candidatos, entrevista e prova escrita, tudo realizado de forma virtual. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 7.
“Dois alunos da unidade tinham sido selecionados na edição passada. Quando me deparei com a oportunidade de aprender mais sobre liderança, networking, proatividade e a cultura americana, alguns dos temas do programa, logo me interessei em participar”, explica João Pedro.
Atividades – Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o intercâmbio acontecerá em formato virtual, de 14 de junho e 13 de agosto deste ano.
Os participantes terão atividades e oficinas sobre temas como liderança, cultura e comunicação, cidadania digital e mudança social, voltadas para a comunidade e em nível global. Eles também compartilharão história e cultura por meio das famílias e da comunidade.
Estão previstas ainda atividades complementares desenvolvidas pela Associação de Ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano, que visam estimular o processo criativo e inovador dos participantes através de missões.
“Como um dos focos das atividades é ativar o protagonismo, espero a partir da participação no programa desenvolver um olhar mais atento à comunidade e ao país, trazendo essa experiência para o IFMS, principalmente no que diz respeito a detecção dos problemas e realização de projetos voltados a comunidade local”, destaca o aluno.
Jovens Embaixadores – Criado em 2002, o programa se destina a estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.
A iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, é coordenador no Brasil pela embaixada do país, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (CONSED) e uma rede de centros binacionais, além de empresas do setor privado que acreditam na juventude brasileira e apoiam esse importante programa de intercâmbio.
Mais informações estão disponíveis na página dos Jovens Embaixadores.