Extensão
IFMS firma parceria com Instituto Direito na Escola
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Direito na Escola, que prevê a oferta de cursos, formação e palestras em assuntos relacionados à área do Direito.
A parceria será lançada em uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 14, que poderá ser acompanhada pelo canal da instituição no Youtube. O evento começa às 14 horas e terá participação da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e do presidente do Direito na Escola, Lucas Andrade, além de outros convidados.
Segundo o diretor de relações institucionais do Instituto Federal, Robson Arguelho, a parceria propõe uma forma de trazer conhecimentos jurídicos para a formação dos estudantes e de toda a comunidade.
“A proposta da parceria é promover a cidadania por meio da educação em direitos, incentivando e valorizando a democracia, promovendo os processos de transformação política e social, conhecendo o ideal de estado democrático e de direito”, destaca.
Além disso, o diretor ressalta que a parceria contribui para a formação ofertada pela instituição. “Promove e fortalece as políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFMS, com vistas à permanência, êxito e formação cidadã, crítica e humanista, conforme a lei de criação dos Institutos propõe”, complementa.
Planos de trabalho – O primeiro plano de trabalho consiste na oferta de curso na modalidade de ensino a distância, com 40 horas/aula. O objetivo é propiciar a formação integral, crítica, humana e cidadã dos estudantes do Instituto Federal.
O curso deve abordar temas como teoria geral do estado, direito constitucional, direito civil, direito do consumidor, direito ambiental, direito do trabalho, direitos humanos e direito empresarial, entre outros.
O segundo plano de trabalho deve resultar em um ciclo de palestras, desta vez voltado para o público em geral. As palestras irão abordar temas como:
- direito e Enem;
- violência contra a mulher;
- racismo;
- direitos e povos indígenas;
- direito e meio ambiente;
- direito, bullying e cyberbullying; e
- direito e acesso à justiça.
Já o terceiro plano de trabalho envolve a formação de membros que atuarão no Programa Direito na Escola. O público-alvo são professores das redes pública e privada e também profissionais da advocacia.
Para isso, um curso de 40 horas/aula deve ser ofertado, contemplando temas interdisciplinares, como direito, educação e comunicação.