Relações Internacionais
Política orienta ações de internacionalização no IFMS
A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), aprovada pelo Conselho Superior (Cosup) da instituição em meados do mês passado, é o documento que passa a nortear as ações desta área relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Entre as diretrizes definidas pela Política estão a visão da internacionalização como um processo de desenvolvimento educacional que abrange diferentes áreas de atuação, a internacionalização como estratégia de formação integral, habilidades interpessoais e competências técnicas de servidores e estudantes, entre outras.
"A Política é um passo expressivo para a consolidação do entendimento institucional a respeito da importância de ampliarmos os horizontes dos nossos servidores e estudantes. É um documento que prevê possibilidades de inserção do IFMS no cenário internacional", destaca o assessor de Relações Internacionais, Flávio Rocha.
A Política visa, entre outros objetivos, estabelecer acordos de cooperação com instituições de outros países, ampliar a presença de estudantes e servidores estrangeiros no IFMS, incentivar a participação dos servidores e estudantes do Instituto Federal em programas internacionais, e promover o ensino de línguas nos campi da instituição.
Para o assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha, a Política é um importante instrumento que prevê possibilidades de ações com instituições de outros países.
"O documento institucionaliza o entendimento sobre o processo de internacionalização do IFMS, reforçando a necessidade de trocas entre diferentes instituições, bem como a divulgação do potencial do Instituto".
Flávio ressalta que a Política fortalece o IFMS no sentido do planejamento para ações internacionais e lembra que o documento tem por objetivo principal a formação holística do sujeito.
"A Política de Internacionalização do IFMS é um passo expressivo para a consolidação do entendimento institucional a respeito da importância de ampliarmos os horizontes dos nossos servidores e estudantes. É um documento que prevê possibilidades de inserção do Instituto no cenário internacional", finaliza o assessor.
Comitê - A Política de Internacionalização do IFMS estabelece ainda que deverá ser criado o Comitê de Internacionalização, com a seguinte composição:
- o (a) assessor(a) de Relações Internacionais, como presidente;
- um representante da Pró-reitoria de Ensino (Proen);
- um representante da Pró-reitoria de Extensão (Proex);
- um representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi);
- um representante escolhido entre os diretores sistêmicos;
- um representante escolhido entre os diretores-gerais dos campi;
- um representante escolhido entre os diretores de ensino; e
- um representante discente escolhido dos discentes membros do Cosup
O Comitê se reunirá uma vez por ano ou, extraordinariamente, quando convocado pelo(a) presidente e/ou por dois terços dos membros.
A Política de Internacionalização do IFMS pode ser consultada, na íntegra, na seção Documentos do site institucional.
Ações - A aprovação da Política de Internacionalização do IFMS possibilitará a ampliação de ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Assessoria de Relações Internacionais (Asint).
Uma delas, considerada a base para as demais ações internacionais, é o apoio à atuação do Centro de Idiomas (Cenid), responsável pela oferta de cursos gratuitos de línguas a estudantes, servidores e comunidade externa.
Outras ações já desenvolvidas pela Asint são o programa de estágio de estudantes do IFMS em instituições estrangeiras, a mobilidade de estudantes do ensino médio, além do recebimento de estudantes e professor visitante de outros países. Uma dessas visitas, inclusive, culminou com a oferta do curso livre a distância de Francês Básico pelo IFMS.
Também são resultado do trabalho da Assessoria a oferta do mestrado em Administração pelo Instituto Politécnico do Porto a servidores do IFMS e as ações de mobilidade virtual, que permitem a troca de experiências entre estudantes e servidores do Instituto e de instituições estrangeiras parceiras.
Outra ação, que está em processo de formalização, é o Programa Dupla Diplomação, que permitirá a estudantes do IFMS fazerem um ano do curso em uma instituição parceira de outro país, e vice-versa. Ao final do curso, esses estudantes serão certificados pelas duas instituições.
O contato com a Assessoria de Relações Internacional do IFMS pode ser feito pelo e-mail asint@ifms.edu.br.