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Questionário Socioeconômico é reformulado para 2022
A partir de janeiro de 2022, estudantes ingressantes e veteranos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deverão preencher o novo Questionário Socioeconômico nos atos de matrícula e rematrícula, respectivamente.
A reformulação foi realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) designado por meio da Portaria nº 1.194, de 5 de novembro de 2020, composto por representantes dos dez campi e coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
"Uma das principais finalidades deste questionário é a indicação do estudante no processo de habilitação nos diversos programas contidos na Política de Assistência estudantil do IFMS", destaca a diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel.
A diretora de Assuntos Estudantis do IFMS, Juliana Miguel, explica que essa era uma demanda antiga dos campi.
"O Questionário Socioeconômico é um instrumento bastante abrangente para a coleta de informações sobre alguns aspectos da vida escolar e das condições socioeconômicas e culturais do estudante, e serve de base para as políticas institucionais. Uma das principais finalidades deste questionário é a indicação do estudante no processo de habilitação nos diversos programas contidos na Política de Assistência Estudantil do IFMS", destaca.
Além de solicitar dados para identificar o estudante e seus familiares, o novo Questionário Socieconômico traz perguntas sobre trajetória estudantil, escolaridade dos pais e/ou responsáveis, e pede informações sobre o grupo familiar, que abrangem temas como situação socioeconômica e saúde.
Na ocasião da matrícula, os novos estudantes deverão acessar o sistema e criar o login com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo que uma senha será gerada e enviada no e-mail informado. Já na rematrícula, os veteranos serão orientados a atualizar o cadastro.
Reformulação - Um dos objetivos do GT era atualizar as questões do Questionário Socioeconômico a partir de demandas apontadas em relatórios internos e externos, além de corrigir inconsistências no cruzamento de dados.
"Os sistemas com o tempo vão sofrendo um processo de "degradação" e ficam cada vez mais difíceis de serem mantidos e atualizados. Com a reformulação, ficou mais fácil modificar questões, adicionar funcionalidades, relatórios e patches de segurança", comenta Gustavo Waku, analista de Tecnologia da Informação responsável por redesenhar o sistema.
A comissão também definiu requisitos para a atualização do sistema, no que se refere à extração de relatórios, e recomendou ações para sensibilizar os estudantes a preencher o questionário.