Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Campus Corumbá retoma oferta de alimentação escolar

Assistência Estudantil

Campus Corumbá retoma oferta de alimentação escolar

Merenda 'fria', que não demanda cozimento, é fornecida a cerca de 430 estudantes dos cursos técnicos. Campus está licitando contratação para opção 'quente'
por Osvaldo Sato publicado: 24/05/2022 15h57 última modificação: 24/05/2022 15h57
  • Estudantes recebem merenda no intervalo das aulas - Foto: Campus Corumbá

  • Estudantes recebem merenda no intervalo das aulas - Foto: Campus Corumbá

  • Estudantes recebem merenda no intervalo das aulas - Foto: Campus Corumbá

  • Estudantes do Campus Corumbá recebem merenda no intervalo das aulas. Foto: Divulgação

Estudantes dos cursos técnicos do Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) voltaram a receber merenda, a partir da última quarta-feira, 18, no intervalo das aulas.

A oferta da merenda fria, que é um lanche/refeição que não demanda cozimento, se dará até que o processo licitatório para a merenda quente seja concluído e possa voltar a ser oferecida ao corpo discente.

“Entendemos toda a importância da oferta de merenda no processo de permanência e êxito dos nossos estudantes”, afirma o  diretor-geral do Campus Corumbá, Wanderson Batista.

“A oferta da merenda fria em caráter emergencial visa atender à necessidade da manutenção de uma rotina pioneira do Campus Corumbá, o primeiro a oferecer merenda aos alunos dos cursos técnicos. Entendemos toda a importância dessa ação no processo de permanência e êxito dos nossos estudantes”, afirma o  diretor-geral da unidade, Wanderson Batista.

Atualmente, cerca de 430 estudantes são contemplados com a merenda.

Recursos - Estão sendo executadas duas dispensas de licitação para a contratação de auxiliares de cozinha e aquisição de gêneros alimentícios para montagem dos lanches.

O valor empenhado até o momento é de R$ 37,8 mil, oriundos dos recursos de assistência estudantil do campus.

A previsão da Direção de Administração (Dirad) do Campus Corumbá é de que no início do segundo semestre se concluam as licitações para terceirização e aquisição de gêneros alimentícios, além da chamada para aquisição de alimentos da agricultura familiar, o que possibilitará a oferta da merenda quente.

Histórico - Em 2019, o Campus Corumbá foi o primeiro a ofertar merenda escolar quente para estudantes dos cursos técnicos, em um projeto-piloto.

Com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do coronavírus em 2020, a oferta foi interrompida, sendo substituída por outras formas de assistência, que incluíam a distribuição de kits de alimentação aos alunos.

A oferta de alimentação escolar em todas as unidades do IFMS é uma das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023

Para isso, os demais campi iniciaram, neste mês de maio, licitação única para fornecer alimentação escolar na modalidade merenda fria. Já o Campus Corumbá realiza licitações próprias para oferecer merenda ao seu corpo discente.