Naviraí
Campus integra programa nacional voltado à inovação
O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) integra em 2022 o Programa Educação Centrada na Aprendizagem (eduCA+), responsável pela oferta de qualificação em Gestão da Inovação e de especialização em Educação Digital.
A unidade foi selecionada em chamada pública do Campus Ibirité do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que recebe apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), aberta em outubro do ano passado.
No total, 17 servidores do Campus Naviraí e da Escola Estadual Professora Tertulina Martins de Oliveira, situada na zona rural do município de Itaquiraí/MS, participam do programa, que se iniciou nessa semana.
“A proposta é capacitar ainda mais os professores para desenvolver, com seus alunos, pesquisas de ponta, utilizando as melhores metodologias em se tratando de inovação”, ressalta Marcos Ferreira, docente do IFMS.
A seleção – destinada à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como às redes estaduais de educação – busca promover parcerias e o fortalecimento entre as instituições participantes, com foco no desenvolvimento de iniciativas em educação para o mundo 4.0 e educação digital.
“Acreditamos que a iniciativa poderá fortalecer nossa visão em pesquisa e desenvolvimento, já que é líder em inovação. A proposta é capacitar ainda mais os professores para desenvolver, com seus alunos, pesquisas de ponta, utilizando as melhores metodologias em se tratando de inovação”, ressalta o docente de Informática Marcos Rogério Ferreira, coordenador do espaço maker do campus.
Inovação - A qualificação em Gestão da Inovação possui duração de 600 horas, com atividades voltadas ao desenvolvimento e implementação de práticas educacionais integradas ao contexto sócio tecnológico e às novas formas de construção de saberes, tendo como base o conhecimento e a experiência dos profissionais que atuam no ensino profissional e tecnológico.
Por meio dela serão formados líderes locais que integrarão a equipe de inovação, responsável pelo desenvolvimento e transferência de conhecimentos e tecnologias às instituições participantes. A certificação será concedida pela Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo Steinbeis-Sibe Brasil.
Já a pós-graduação lato sensu em Educação Digital, com foco na cultura maker, tem carga horária de 360 horas. A especialização está voltada à formação de profissionais para que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias e mediando a construção do conhecimento no cenário educacional atual.
O curso é ofertado de maneira virtual pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O espaço maker do Campus Naviraí – laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado no IFMS – será utilizado como suporte para desenvolvimento do programa. “O laboratório será a base para pesquisa, prototipação, capacitação, inovação e registro de propriedade intelectual, entre outras atividades”, explica Ferreira.
Programa - Tem como objetivo promover a discussão e a experimentação de práticas que criem condições estruturantes para o desenvolvimento de uma educação centrada na aprendizagem.
O eduCA+ se orienta por ideias ou projetos que transformem as práticas na educação brasileira, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica. Mais informações estão disponíveis na página do programa.