Parceria
Campus Três Lagoas recebe equipamentos da Agepen
O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebeu na terça-feira, 20, uma doação de equipamentos apreendidos pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). São aparelhos celulares e um drone, que serão utilizados em atividades pedagógicas e poderão ser doados a estudantes da instituição e da rede municipal de ensino.
“Por meio desta parceria, equipamentos que poderiam ser descartados após a apreensão passam a ter uma função social e educativa, contribuindo na formação ofertada em nossos cursos técnicos e superiores”, destacou o diretor-geral do Campus Três Lagoas, Walterisio Carneiro Junior.
A doação é fruto da parceria do IFMS com a Agepen, como explicou o diretor-geral do campus, Walterisio Carneiro Junior.
“Por meio desta parceria, equipamentos que poderiam ser descartados após a apreensão passam a ter uma função social e educativa, contribuindo nas atividades propostas pelo campus e na formação ofertada em nossos cursos técnicos e superiores”, destacou.
Os equipamentos passarão por triagem e formatação de dados, sendo posteriormente destinados para fins pedagógicos, seja em aulas de dispositivos móveis ou experimentos do IFMaker - Laboratório de Inovação.
Segundo o diretor-geral, o IFMaker será fundamental no processo de recondicionamento dos equipamentos, sendo o responsável pela manutenção inicial dos aparelhos. Também deverão ser produzidos no laboratório peças de reposição em 3D para conserto do drone recebido.
Walterísio explica que, caso seja gerado lixo eletrônico durante o processo, este será destinado ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Campus Dourados, para o descarte adequado.
Reunião - Além do diretor-geral do campus, estavam presentes na entrega dos equipamentos o diretor da Penitenciária de Três Lagoas, Raul Sá Ramalho, o coordenador do IFMaker, Marcus Jorgetto, além de professores do IFMS e representantes da sociedade civil do município.
Na ocasião, o diretor-geral relembrou outras ações conjuntas entre IFMS e Agepen. “Nossa intenção é que esta parceria seja permanente, pois nosso relacionamento vem desde a pandemia, quando doamos para os policiais penais as máscaras de proteção facial (face shields) produzidas no IFMaker em impressoras 3D”, relembrou o diretor.
Walterísio adiantou que a próxima ação desta parceria deverá ser a oferta de cursos profissionalizantes para os custodiados do sistema prisional, o que pode se concretizar no próximo ano.