Qualificação Profisisonal
Divulgada 2ª chamada para matrículas no Qualifica Mais
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta quinta-feira, 19, a segunda chamada para matrículas no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, ofertado pelo programa Qualifica Mais Energif nos municípios de Campo Grande e Três Lagoas.
A convocação, publicada na Central de Seleção do IFMS, contém os nomes dos candidatos que estão aptos a se matricular.
A matrícula deve ser feita online, a partir desta sexta-feira, 20. O prazo segue aberto até segunda-feira, 23.
Para isso, o candidato deve anexar, no Sistema de Matrículas, os seguintes documentos digitalizados:
- requerimento de matrícula preenchido e assinado;
- histórico escolar do ensino fundamental completo;
- carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
- foto 3x4 ou selfie.
O documento da convocação traz ainda mais orientações aos candidatos sobre como efetuar a matrícula.
Ao todo, foram disponibilizadas 160 vagas para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e 250 para o curso de Microempreendedor Individual, este ofertado apenas em Campo Grande.
Microempreendedor Individual - Para este curso, estão disponibilizadas 200 vagas, que não foram preenchidas no processo seletivo regido pelo Edital nº 021/2022.
Qualquer interessado pode manifestar interesse, mesmo que não tenha se inscrito no processo seletivo, bastando que efetue a pré-matricula no formulário online.
A qualificação profissional é ofertada gratuitamente por meio do Programa Qualifica Mais Progredir e os cursistas receberão auxílios alimentação e transporte no valor estimado de R$ 640.
O interessado deve ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo, além de ser cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.
Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o país, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação.
Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200 horas. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.
A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, assim como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.