IFMS ao VIvo
Enfrentamento ao assédio é tema de live
Nesta terça-feira, 19, a partir das 14 horas, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove uma live sobre o tema “Enfrentamento aos assédios sexual e moral”.
Participam do debate a psicóloga Tatiana Samper e a defensora pública Thaís Dominato, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).
"O IFMS está sendo pioneiro na implantação de política de prevenção ao assédio institucionalmente. Esse é um tema emergente em nossa sociedade e discutir os direitos das mulheres e as pautas de gênero contribui para a formação de um ambiente de trabalho seguro. Por ser uma instituição de ensino, o tema é ainda mais relevante pois protege adolescentes de situações de assédio", aponta Tatiana.
A conversa será mediada pela psicóloga da reitoria do IFMS, Taline Costa, diretora de Gestão de Pessoas em exercício, que ressalta a importância do debate sobre a temática.
"O IFMS está sendo pioneiro na implantação de política de prevenção ao assédio institucionalmente. Por ser uma instituição de ensino, o tema é ainda mais relevante pois protege adolescentes de situações de assédio", aponta a psicóloga Tatiana.
"Este é um momento divisor de águas para o IFMS no que se refere ao enfrentamento aos assédios sexual e moral. Aprovamos e estamos implantando uma política que tem nos colocado como uma referência na Rede Federal, e a live é uma atividade precursora, para fomentar o tema junto à comunidade institucional. Convidamos a todos a participar deste debate".
A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do IFMS no YouTube.
O evento é organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas do IFMS. Para mais informações, o contato deve ser feito para o e-mail digep@ifms.edu.br.
Política - Fruto de uma construção coletiva, a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédios Moral e Sexual do IFMS foi aprovada pela Resolução nº 40/2021 do Conselho Superior do IFMS.
O documento dispõe sobre prevenção, acolhimento do(a) denunciante, registro e trâmites de denúncias da prática de assédios no âmbito da instituição.
Além de trazer as definições de assédios moral e sexual e as situações que podem configurá-los, o documento especifica como se dará a implementação, execução e monitoramento do tema no IFMS.
"A live é uma atividade precursora, para fomentar o tema junto à comunidade institucional. Convidamos a todos a participar deste debate", ressalta a diretora de Gestão de Pessoas em exercício, Taline Costa.
Para tal, serão designadas na reitoria e nos campi Comissões Permanentes para a Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual, compostas por servidores de cada unidade.
As situações de assédio moral e sexual podem ser denunciadas por quaisquer pessoas. Nos casos envolvendo crianças e adolescentes, deverão ser denunciados por quem quer que tenha ciência, havendo ou não indícios.
As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria do IFMS, pelo Sistema Fala.Br, com a possibilidade de serem anônimas, ou às comissões da reitoria e dos campi, quando estas forem instituídas, presencialmente ou por e-mail.
Serviço: Live Enfrentamento aos assédios sexual e moral no IFMS
Participantes | Data e horário | Link da transmissão ao vivo |
Debatedoras |
19 de abril, |
https://bit.ly/IFMScontra_o_assedio |