Ensino
Estudantes comemoram retorno total ao ensino presencial
O início do ano letivo de forma totalmente presencial nos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), nesta semana, trouxe alívio e ânimo a estudantes e professores, que ficaram quase dois anos com atividades de ensino remotas em virtude da pandemia de Covid-19.
"Sinto que minhas energias estão voltando, com o contato que estou tendo com meus colegas", comenta Daniel Ocampos, estudante em Naviraí.
Daniel Ocampos, 17, aluno do 5º semestre do curso técnico em Informática para Internet no Campus Naviraí, tem comemorado cada minuto ao lado dos colegas e professores.
"Sinto que minhas energias estão voltando, com o contato que estou tendo com meus colegas, pois a pandemia desgastou mentalmente grande parte dos jovens, por terem ficado confinados", comenta.
O estudante destaca vários pontos positivos do retorno ao ensino presencial.
"Além de ter um contato mais aprofundado com os professores, por eles estarem logo ali na minha frente, tenho mais motivos para estudar, porque posso rever meus colegas e fazer atividades coletivas. Isso tudo incentiva".
Ana Beatriz de Souza, 16, colega de Daniel no mesmo curso, só vê benefícios por estar presencialmente no campus.
"Neste meu último ano de curso, vou me esforçar para viver tudo que não vivi nesses dois anos de ensino remoto", planeja a estudante Ana Beatriz de Souza.
"É muito bom poder usar a biblioteca e os laboratórios, sendo que alguns eu nem conhecia ainda. Neste meu último ano de curso, vou me esforçar para viver tudo que não vivi nesses dois anos de ensino remoto", planeja.
A estudante ressalta a atenção do Instituto Federal durante a pandemia, proporcionando meios para que os alunos pudessem acompanhar as aulas.
"Considero o IFMS a melhor escola pública de Mato Grosso do Sul, não somente pelo ensino, mas também pelo acolhimento e cuidado com seus alunos", destaca.
Retomada do ensino presencial - Foi baseada na Decisão nº 298, de setembro de 2021, que revoga a suspensão das atividades letivas e administrativas presenciais no IFMS, e na Decisão nº 343, de novembro de 2021, que atualiza as Diretrizes para Atividades Presenciais Durante a Pandemia no IFMS.
O IFMS também utiliza como diretriz a Resolução nº 2/2021, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que traz orientações para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar, bem como a Nota de Esclarecimento emitida pelo CNE publicada em 27 de janeiro.
Para a retomada das atividades presenciais, estudantes e servidores devem seguir as recomendações estabelecidas nos Planos de Contingência para a Situação de Pandemia dos Campi, publicados na página IFMS contra o Coronavírus. São eles:
- Plano de Contingência do Campus Aquidauana
- Plano de Contingência do Campus Campo Grande
- Plano de Contingência do Campus Corumbá
- Plano de Contingência do Campus Coxim
- Plano de Contingência do Campus Dourados
- Plano de Contingência do Campus Jardim
- Plano de Contingência do Campus Naviraí
- Plano de Contingência do Campus Nova Andradina
- Plano de Contingência do Campus Ponta Porã
- Plano de Contingência do Campus Três Lagoas
Elaborados pelos subcomitês de biossegurança dos campi, os planos trazem recomendações gerais para a prevenção da Covid-19, no que diz respeito ao monitoramento das condições de saúde, distanciamento social, higiene e ventilação dos ambientes, uso de veículos oficiais e medidas adotadas diante do registro de casos positivos na unidade.
Os documentos também trazem recomendações específicas por ambiente, dentre os quais salas de aula, laboratórios, espaços administrativos, áreas de alimentação, bibliotecas, quadras poliesportivas, entre outros.
Exceções - Em relação aos estudantes e professores que legalmente têm o direito de permanecer em atividades não presenciais durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) enviou orientações aos campi.
Nesses casos, para os estudantes são utilizadas as regras do Regime Domiciliar. Para os docentes, as atividades podem ser desenvolvidas de forma remota, conforme a Instrução Normativa nº 03/2021.
Outra orientação é a de viabilizar formas de acesso à internet e equipamentos aos estudantes que ainda estiverem no ensino não presencial. A recomendação da Proen aos campi é que orientem esses alunos a se inscreverem no Edital nº 060/2020, que trata do Projeto Alunos Conectados.
Os estudantes em situação de vulnerabilidade social também podem procurar as assistentes sociais dos campi para que obtenham informações sobre a inscrição no CadÚnico, registro do Governo Federal que permite ao cidadão se inscrever em programas sociais, dentre os quais o Programa Internet Brasil.
Os calendários acadêmicos dos campi para 2022 estão disponíveis para consulta na página Calendários.