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Avaliação Docente pelo Discente

Estudantes podem avaliar professores até 6ª feira

A avaliação é por meio de sistema eletrônico, referente ao 1° semestre. São dez questões sobre o perfil de cada docente, metodologias de ensino e de avaliação
por Laura Silveira publicado: 23/05/2022 15h50 última modificação: 23/05/2022 15h50

O prazo de participação na Avaliação Docente pelo Discente (ADD) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), referente ao 1° semestre de 2022, será encerrado nesta sexta-feira, 27.

Neste ano, os questionários são específicos para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ensino técnico, graduação, ensino a distância e pós-graduação.

Os estudantes devem avaliar seus professores por meio do sistema eletrônico. São dez questões sobre o perfil de cada docente, metodologias de ensino e de avaliação.

A avaliação é sobre todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelos campi. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos devem ser avaliados. 

Entre os temas abordados estão gestão do tempo, clareza, metodologia, recursos didáticos, explicação do conteúdo e esclarecimento das dúvidas, relação de conteúdos com outras áreas/conhecimentos, avaliação, feedback pós-avaliação, ética e permanência/atendimento.  

"Somente com a participação efetiva dos estudantes teremos dados que, a partir da análise pela equipe pedagógica, ganham sentido e são transformados em informações, para que a instituição tome a melhor decisão de como aprimorar o processo de ensino e aprendizagem", aponta a pedagoga Tania Brizueña.

"A avaliação contribui para a melhoria do IFMS. Somente com a participação efetiva dos estudantes teremos dados que, a partir da análise pela equipe pedagógica, ganham sentido e são transformados em informações, para que a instituição tome a melhor decisão de como aprimorar o processo de ensino e aprendizagem", aponta a pedagoga da Diretoria Executiva de Ensino do IFMS, Tania Brizueña.

ADD - Aplicada semestralmente, a avaliação tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos cursos ofertados pelo IFMS, bem como melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, valores culturais e morais.

A ADD estava suspensa desde 2020, quando a pandemia do novo coronavírus forçou a implementação de atividades não presenciais, com a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle) e outras ferramentas de apoio. 

Ela também busca auxiliar no planejamento de ações de implementação/efetivação de políticas institucionais, visando suprir possíveis fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino na Instituição. 

Todas as normas estão disponíveis no Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente do IFMS.