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Ensino

Estudantes podem avaliar professores até sexta-feira

Questionários com dez questões, disponíveis em sistema eletrônico, são para avaliação referente ao 2º semestre letivo
por Cleyton Lutz publicado: 31/10/2022 15h22 última modificação: 31/10/2022 15h22

O prazo para os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participarem da Avaliação Docente pelo Discente, referente ao 2° semestre letivo, termina nesta sexta-feira, 4.

O acesso aos questionários deve ser feito por meio de sistema eletrônico

Serão avaliados todos os professores, efetivos e substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos deverão ser avaliados. 

Os questionários têm dez questões sobre o perfil do docente, metodologias de ensino e de avaliação, e são específicos para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ensino técnico, graduação, educação a distância e pós-graduação. 

Entre os itens abordados na avaliação estão: gestão do tempo, clareza, metodologia, recursos didáticos, explicação do conteúdo e esclarecimento das dúvidas, relação de conteúdos com outras áreas/conhecimentos, avaliação, feedback pós-avaliação, ética e permanência/atendimento. 

Avaliação Docente pelo Discente – É realizada semestralmente no IFMS. A partir das respostas, são gerados dados precisos, sistemáticos e padronizados, sobre o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

A Avaliação tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos cursos e de melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, valores culturais e morais. 

Além disso, a Avaliação visa auxiliar no planejamento de ações para implementar e efetivar políticas institucionais, buscando suprir possíveis fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino na instituição. 

As regras do processo estão disponíveis no Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente.