PRÊMIO CAPES-UFMS
IFMS é premiado por valorizar o conhecimento na sociedade
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi uma das instituições contempladas com o 'Prêmio Conhecimento e Sociedade - valorização científica e acadêmica da universidade na sua relação com a sociedade'. A premiação, realizada nessa segunda-feira, 24, em Campo Grande, foi organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Ao todo, 19 gestores e pesquisadores de diferentes instituições que produzem e/ou fomentam a pesquisa científica em Mato Grosso do Sul receberam o prêmio, no Auditório do Complexo de Educação a Distância da UFMS.
"Esse prêmio é resultado de uma parceria solidificada entre IFMS e UFMS, que mantêm uma série de ações conjuntas em prol de seus estudantes e servidores, como a cessão mútua de espaços e o Programa Qualifica, que visa qualificar docentes e técnicos de ambas instituições", destacou a reitora Elaine Cassiano.
A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, foi premiada na categoria 'Fortalecimento das relações acadêmicas entre Instituto Federal e Universidade'.
"Esse prêmio é resultado de uma parceria solidificada entre IFMS e UFMS, instituições que mantêm uma série de ações conjuntas em prol de seus estudantes e servidores. Além da cessão mútua de espaços, destaco a o Programa Qualifica, uma cooperação acadêmica que visa promover a qualificação de docentes e técnicos de ambas instituições", destacou.
Os pró-reitores do Instituto Federal, Cláudia Santos (Ensino), Felipe Oliveira (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Danilo Sá Teles (Extensão), Fernando Silveira (Desenvolvimento Institucional) e Diego Viveiros (Administração), também estavam presentes.
Foram premiados ainda pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e UFMS, além de representantes da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
Prêmio Capes-UFMS - Visa reconhecer em instituições e atores estratégicos o estímulo e articulação de ações e projetos em rede que construam capacidade local, regional e nacional para ações voltadas ao desenvolvimento.
Na abertura da solenidade de premiação, a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes, Andréia Vieira, comentou a importância de se reconhecer a produção científica nacional.
"A missão precípua da Capes é a formação de pessoal de altíssimo nível e esse é um momento de celebrar os resultados alcançados. É hora de aplaudirmos o belíssimo trabalho feito pelos nossos pesquisadores e que, no final, transborda para uma sociedade mais justa".
Janaína Ferraz, coordenadora de Materiais Didáticos do Ministério da Educação (MEC) e representante do secretário de Educação Básica, Mauro Luiz Rabelo, também celebrou a premiação.
"Um prêmio como esse nos dá a oportunidade de fazer uma reflexão crítica sobre o papel dos pesquisadores, dos educadores e das políticas públicas. É a celebração da garantia do acesso ao conhecimento produzido no país", ressaltou.
O reitor da UFMS, Marcelo Turine, fez questão de exaltar as pesquisadoras e gestoras premiadas.
"Nós ficamos muito felizes por premiar pesquisadores de áreas estratégicas, e em especial por reconhecer o trabalho de tantas mulheres que desenvolvem pesquisa e que fazem a diferença no universo acadêmico", comentou.
Após a premiação, a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes fez uma palestra em que abordou as atribuições da instituição que, até o mês de agosto, concedeu mais de 94 mil bolsas em todo o país.
Visita ao IFMS - No período da tarde, as representantes do MEC e da Capes estiveram na reitoria do IFMS, onde se reuniram com a reitora e os pró-reitores.
Na ocasião, os gestores do IFMS apresentaram a instituição e falaram sobre o papel da educação profissional e tecnológica em Mato Grosso do Sul, destacando ações desenvolvidas nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e gestão.