PDI 2024-2028
IFMS inicia planejamento para período de cinco anos
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia, neste segundo semestre, a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que irá nortear as ações da instituição no quinquênio 2024-2028. O processo de elaboração do documento começou a ser planejado em março deste ano.
O Plano tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.
O PDI 2024-28 terá 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/207. São eles: Perfil Institucional, Metodologia, Planejamento Estratégico, Projeto Pedagógico, Cursos, Seleção e Ingresso, Atendimento ao Discente, Gestão de Pessoas, Acessibilidade, Avaliação e Acompanhamento, Monitoramento, Controle e Revisão, Biblioteca, Gestão Financeira e Orçamentária, Gestão de Riscos, e Infraestrutura.
"O PDI mostra o caminho que o IFMS irá trilhar por cinco anos e de que forma isso será feito. Além disso, o documento traz todo o planejamento para a instituição ampliar os serviços prestados à comunidade", ressalta a reitora Elaine Cassiano.
A reitora Elaine Cassiano destaca a importância do documento e do planejamento estratégico para o desenvolvimento da instituição.
"O PDI mostra o caminho que o IFMS irá trilhar por cinco anos e de que forma isso será feito. Além disso, o documento traz todo o planejamento para a instituição ampliar os serviços prestados à comunidade. O Plano, portanto, é fundamental para o desenvolvimento institucional e, consequentemente, para a garantia da oferta da edução profissional técnica e tecnológica gratuita em Mato Grosso do Sul", ressalta.
Presidente da Comissão Central responsável pela elaboração do PDI 2024-28 e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Alves ressalta a importância da participação social na construção do documento.
“É extremamente importante que as comunidades interna e externa apontem aos gestores e futuros gestores do IFMS como deve ser a atuação da instituição pelo período de cinco anos, no que tange à oferta de cursos, ensino, pesquisa, extensão. Todas as contribuições serão consideradas e avaliadas no processo de elaboração do documento”, afirma.
Para a elaboração do novo PDI, o quarto da história do IFMS, foram nomeadas uma Comissão Central e 12 Subcomissões, responsáveis por organizar os trabalhos, sistematizar sugestões e redigir a primeira versão do documento, entre outras funções. Os membros foram designados pela Portaria nº 890/2022, publicada no Boletim de Serviço nº 113 do IFMS.
Todas as informações sobre a elaboração do Plano estão disponíveis na página do PDI 2024-2028.
“É extremamente importante que a comunidade aponte como deve ser a atuação do IFMS pelo período de cinco anos, no que tange ao ensino, pesquisa, extensão. Todas as contribuições serão avaliadas", afirma o presidente da Comissão Central, Fernando Alves.
Etapas - A elaboração do PDI é divididas em três etapas: "Preparação e Estruturação", "Construção" e "Aprovação".
Na primeira etapa, desenvolvida entre março a junho deste ano, foram previstas todas as atividades e os recursos necessários para a construção do Plano. Dentre as ações realizadas estão a designação da Comissão Central e Subcomissões e a definição da metodologia a ser adotada.
A “Construção” do documento está prevista para começar neste semestre. Nesta fase, serão identificadas as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo, além das forças e fraquezas existentes no ambiente interno. Os resultados servirão para estruturar as ações futuras da instituição.
Para levantar esses dados, a Subcomissão de Planejamento Estratégico percorrerá os dez campi da instituição e a reitoria para aplicar a Metodologia SWOT (abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente).
“A aplicação da metodologia SWOT nas unidades do IFMS será a primeira fase da segunda etapa, de Construção, onde estudantes e servidores poderão contribuir com uma análise sobre a realidade atual da instituição, para subsidiar posteriormente a construção do Mapa Estratégico do IFMS”, explica Fernando.
No Mapa Estratégico, serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados.
Na última etapa, de "Aprovação", o documento final será apreciado e aprovado pelo Conselho Superior do IFMS, órgão colegiado máximo da instituição, que tem a participação de membros da comunidade interna e da sociedade civil.
Participação Social - As comunidades interna e externa terão três oportunidades de participar do processo de construção do novo PDI do IFMS.
A primeira etapa de participação social será a realização de audiências públicas nos dez municípios onde o IFMS tem campus, com datas e locais a serem definidos.
Para o mês de novembro está previsto o Congresso do Mapa Estratégico, ocasião em que servidores e estudantes do IFMS irão validar o documento onde são estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados. O evento será realizado em data e local a serem definidos.
Já para fevereiro de 2023 está prevista a abertura da Consulta Pública à minuta do PDI 2024-28, quando qualquer cidadão poderá propor mudanças na minuta do documento (alteração, adição ou remoção).
Após o período de consolidação do texto final, o documento seguirá para apreciação do Conselho Superior (Cosup). A previsão é que o PDI 2024-2028 final seja publicado em junho de 2023.
Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para pdi@ifms.edu.br.