Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Iniciada oferta do curso técnico integrado em Administração

Exame de Seleção 2023

Iniciada oferta do curso técnico integrado em Administração

São 200 vagas abertas no novo curso em Campo Grande e Dourados. Ingresso é pelo Exame de Seleção 2023
por Vinicius Vieira publicado: 18/08/2022 12h47 última modificação: 19/08/2022 10h44

A edição 2023 do Exame de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) traz uma novidade: a abertura do curso técnico em Administração nos campi Dourados e Campo Grande.

Com 200 vagas oferecidas, esta será a primeira oferta do Técnico em Administração na modalidade integrada ao ensino médio. Há turmas abertas para o período matutino ou vespertino nas duas unidades. As aulas terão início no primeiro semestre letivo do ano que vem.

O curso terá duração de três anos (seis semestres) e prevê que o estudante faça as disciplinas da base comum que compõem o ensino médio tradicional, Português e Matemática, por exemplo, junto à formação específica na área de administração. O requisito para ingresso é ter o ensino fundamental completo na data da matrícula.

“Algumas das unidades curriculares da formação profissional específica são Fundamentos da Administração, Técnicas de Vendas e Negociação, Noções de Legislação Empresarial e Trabalhista, Gestão de Produtos e Serviços, Empreendedorismo e Inovação e Gestão de Projetos”, detalha Ana Carla Hungria, diretora de Educação Básica do IFMS.

“Algumas das unidades curriculares da formação profissional específica são Fundamentos da Administração, Técnicas de Vendas e Negociação, Noções de Legislação Empresarial e Trabalhista, Gestão de Produtos e Serviços, Empreendedorismo e Inovação e Gestão de Projetos”, detalha Ana Carla Hungria, diretora de Educação Básica

Segundo Ana Carla, a identificação da demanda pelo curso foi feita a partir de um estudo de viabilidade desenvolvido pelos campi do IFMS nos dois municípios. Com o início da oferta de formação no Eixo Gestão e Negócios, há a expectativa de que, no futuro, cursos superiores na área também passem a ser ofertados. 

“A decisão para oferta partiu do levantamento do arranjo produtivo e das características mercadológicas e dos dados estatísticos locais e da região de atuação dos campi. Ambos os cursos preveem possibilidade de verticalização a partir de curso superior em tecnologia e bacharelado”, explica.

As informações completas sobre a nova oferta em Campo GrandeDourados, com a matriz curricular, a análise do contexto de implantação e a infraestrutura oferecida estão disponíveis nos Projetos Pedagógicos de Curso e nas páginas dos respectivos cursos em cada município.

Qualificação Parcial - Uma das novidades da oferta do curso técnico em Administração é que ele prevê a certificação intermediária do estudante, conforme as disciplinas de cada semestre e ano vão sendo concluídas.

“O curso prevê certificações intermediárias, ou seja, no cumprimento das unidades curriculares do 1º e 2º semestres completos, e 1º, 2º, 3º e 4º semestres completos os estudantes podem requerer a certificação de qualificação profissional”, afirma Ana Carla.

“O curso prevê certificações intermediárias, ou seja, no cumprimento das unidades curriculares do 1º e 2º semestres completos, e 1º,2º, 3º e 4º semestres completos os estudantes podem requerer a certificação de qualificação profissional”, afirma Ana Carla

Na prática, isso significa que, ao terminar o 1º ano do curso (1º e 2º semestres), o estudante pode receber o certificado de Auxiliar de Recursos Humanos. Já ao final do 2º ano (1º ao 4º semestre), a certificação recebida pode ser de Assistente de Marketing.

Ao final do curso, o estudante recebe o certificado de Técnico em Administração e está apto a seguir os estudos tanto em nível superior como ingressar no mundo do trabalho devidamente qualificado.

Ingresso - Será feito por meio do Exame de Seleção 2023. A prova, prevista para o dia 23 de outubro, será composta por 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Para participar e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem, além de ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

As inscrições podem ser feitas até 5 de outubro pela Página do Candidato da Central de Seleção. O valor é de R$ 20. Devido ao processamento bancário da Guia de Recolhimento Única (GRU), a recomendação é que o candidato aguarde pelo menos até o dia seguinte ao da inscrição para o pagamento da taxa. O prazo final de pagamento é 6 de outubro.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) de cada campus do IFMS e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando o endereço e horário de atendimento do campus.

Para entender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma, o candidato deve ler com atenção o Edital nº 061/2022. Na página do Exame de Seleção 2023 estão disponibilizadas mais informações.

Em caso de dúvida, o contato com a comissão que organiza a seleção é o e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.