Institucional
Estudantes retornam às aulas para 2º semestre letivo
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta segunda-feira, 25, as atividades do segundo semestre letivo, nos dez campi localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Estão previstas atividades de recepção e ambientação dos estudantes, sob responsabilidade de cada unidade da instituição.
Os calendários acadêmicos 2022 dos campi foram disponibilizados no início do ano e estão disponíveis para consulta na página Calendários.
Para este segundo semestre, entre os eventos institucionais sistêmicos previstos, estão os Jogos do IFMS (JIFMS), em setembro, a ser realizado pela primeira vez em Coxim; a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) e suas respectivas feiras científicas, e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), todos no mês de outubro.
Em novembro, será promovida a edição 2022 do Festival de Arte e Cultura.
Além desses, cada unidade do IFMS promove ao longo dos meses outras iniciativas locais de cunho pedagógico, científico e extensionista.
O encerramento das atividades do segundo semestre letivo deve ocorrer em 21 de dezembro.
Planejamento - A Semana Pedagógica referente a esse segundo semestre foi promovida entre os dias 20 e 22 de julho. Com a participação de dirigentes da instituição, a abertura teve como tema 'Permanência e êxito: um olhar para o IFMS'.
Na ocasião, a assistente social do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Maria Conceição Dantas, apresentou as bases informacionais utilizadas em âmbito institucional, considerando o perfil dos estudantes para formulação de políticas e programas educacionais, com vistas a melhorar o desempenho acadêmico. A íntegra da gravação pode ser acessada pelo canal do IFMS no YouTube.
A programação da Semana Pedagógica incluiu, ainda, apresentações dos painéis de assuntos estudantis e central de ações estratégicas; contribuição da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) na orientação do desenvolvimento do trabalho pedagógico; contribuições das ações do Programa de Permanência e Êxito para o apoio suplementar às ações de ensino, pesquisa e extensão; e consolidação e fortalecimento da transparência da aplicação do orçamento nas políticas e programas de apoio ao estudante.
* Matéria atualizada às 17h35 de 25/07/22 para inclusão da galeria de fotos dos campi Corumbá e Dourados.