Inclusão
Inscrições para cursos de formação em Costa Rica seguem abertas
Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos gratuitos de formação e preparação para o mercado de trabalho, destinados exclusivamente a pessoas com deficiência no município de Costa Rica.
São ofertadas 100 vagas para os cursos de Operador de Caixa e Informática Básica, nos períodos matutino e vespertino (confira o quadro completo), com carga horária total de 20 horas.
A oferta dos cursos, proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) - Procuradoria Regional do Trabalho 24ª Região, será viabilizada pelo Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
O edital nº 01/2022, com as regras da seleção, está publicado no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), que atua junto ao IFMS na gestão de projetos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), localizado na Rua Josina Garcia de Melo, 205, Centro, em Costa Rica. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. No dia 28 de fevereiro, data de encerramento do prazo de inscrição, a documentação poderá ser entregue até as 16 horas.
Outra opção é enviar a documentação solicitada para o e-mail selecaopcd.tl@ifms.edu.br. Os documentos originais deverão ser entregues para conferência na data de início do curso.
No ato da inscrição deverão ser apresentados/anexados os seguintes documentos:
- formulário para entrega de laudo médico, preenchido de forma legível, sem rasuras e assinado pelo candidato, conforme anexo III do edital;
- original e cópia de documento oficial de identificação com foto;
- original e cópia do CPF;
- original e cópia do comprovante de residência;
- original e cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida; e
- original, ou cópia autenticada em cartório e uma cópia simples (sem autenticação), do laudo médico ou atestado médico, contendo o número de inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a espécie e o grau/nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.
Em caso de inscrição feita por procuração simples, será necessário apresentar a carteira de identidade original do procurador.
Requisitos - Para participar da seleção, o interessado deve comprovar residência no município de Costa Rica ou em cidade vizinha, além da condição de deficiência física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TAE), por meio de laudo ou atestado médico.
O interessado também deve ter 18 anos ou mais, e o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) completo.
Seleção - Será feita pela coordenação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Três Lagoas do IFMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica.
Os candidatos serão selecionados com base na análise dos documentos apresentados e, se necessário, uma entrevista, cuja convocação será divulgada no dia 11 de março.
A classificação será feita por ordem de inscrição, respeitado o número de vagas para cada turma. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 17 de março, no site da Facto.
Cada estudante selecionado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para o pagamento de despesas escolares. Para receber o benefício, o candidato deverá se comprometer a ter frequência mínima de 75% no curso.
Cursos - As aulas de Informática Básica serão ministradas presencialmente entre os dias 21 e 25 de março. Já o curso de Operador de Caixa ocorrerá entre 28 de março e 1º de abril. Ambos serão ministrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, em Costa Rica.
Os cursos serão totalmente adaptados a pessoas com deficiência, o que inclui a utilização de teclados ampliados e em Braille, teclado colmeia - ideal para usuários com baixa visão e dificuldades motoras -, e mouses adaptados.
Serão certificados os alunos que tiverem presença mínima de 75%.
Projeto - Para a execução do projeto "Formação de Pessoas com Deficiência para Inserção no Mercado de Trabalho no Município de Costa Rica – MS", foram destinados R$ 95.365,97. Os recursos são provenientes do MPT/MS.
O projeto prevê ainda a realização de uma palestra, no dia 28 de abril, voltada a empresários da região. Na ocasião, serão abordados aspectos da legislação no que tange à acessibilidade e inclusão trabalhistas.
Estão previstas também a inauguração de um laboratório de Informática na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Costa Rica, e de um laboratório de acessibilidade no Campus Três Lagoas do IFMS. A proposta é que as instituições possam dar continuidade a ofertas de formação a pessoas com deficiência.
Curso | Quantidade de Vagas | Turno |
Operador de Caixa | 25 | Matutino |
25 | Vespertino | |
Informática Básica | 25 | Matutino |
25 | Vespertino |