FETEC MS
Mais de 100 estudantes apresentam trabalhos em feira estadual
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é uma das instituições participantes da 12ª edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), realizada nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, no Ginásio Moreninho, na Capital.
No total, o evento reúne 170 trabalhos de diversas áreas do conhecimento, apresentados por quase 600 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.
Destes, 49 trabalhos são do Instituto Federal, desenvolvidos nos campi Aquidauana (4), Campo Grande (13), Corumbá (2), Coxim (2), Dourados (5), Jardim (2), Naviraí (4), Nova Andradina (12), Ponta Porã (3) e Três Lagoas (2). A delegação conta com 111 estudantes da instituição, de acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).
A Fetec MS é realizada no Ginásio Moreninho e está aberta à visitação.
Além da exposição, a programação do evento conta com outras atividades no Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como palestras e o Workshop Arduíno, que será ministrado pela professora do IFMS, Marcia Ferreira Cristaldo, na manhã de sexta-feira, 28. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site da Fetec MS.
A cerimônia de premiação e encerramento da Feira está agendada para a tarde de sábado, 29, no Teatro Glauce Rocha.
Fetec MS – É organizada pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências (GATEC), em parceria com a UFMS. Os trabalhos são avaliados por professores e estudantes da Universidade, e representantes de outros Estados.
O evento conta com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, CNPq, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e UFMS.
IFMS na Feira – Em 2020 e 2021, a Fetec foi promovida on-line por conta da pandemia da Covid-19.
Ao longo dos anos, o Instituto Federal sempre marcou presença na Feira. Em 2019, por exemplo, foram 86 trabalhos classificados, sendo 20 prêmios conquistados nas principais categorias. No ano anterior, foram mais de 40 premiações.
Em 2017, num total de 13 prêmios, estudantes da instituição alcançaram a primeira colocação em três áreas. Já em 2016, foram sete primeiras colocações nas oito áreas do conhecimento.