Institucional
Publicado relatório da autoavaliação 2021
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, nesta semana, o Relatório de Autoavaliação - Ano base 2021 (Triênio 2021-2023). O documento está disponibilizado na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo de autoavaliação da instituição.
Seguindo os procedimentos e estrutura sugeridos pela Nota Técnica nº 65, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o relatório traz o resultado da autoavaliação institucional realizada em 2021 e um Plano de Ação de Melhorias que deverá embasar as ações do IFMS.
O presidente da CPA Central, Rodrigo Falson, professor do Campus Campo Grande, destaca a relevância que o relatório da CPA pode ter para as ações e estratégias de gestão institucional.
“O relatório produz os insumos para a tomada de decisão por parte da gestão. Os resultados obtidos são repassados à comunidade e um plano de melhorias visando sanar as fragilidades apontadas é elaborado”, ressalta o presidente da CPA Central, Rodrigo Falson.
“O relatório produz os insumos para a tomada de decisão por parte da gestão. A comunidade avalia as áreas de planejamento, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas e de gestão, e infraestrutura física. Os resultados obtidos são repassados à comunidade e um plano de melhorias visando sanar as fragilidades apontadas é elaborado”, ressalta.
Realizado anualmente, o processo de autoavaliação institucional está previsto na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e consiste na aplicação de questionários online junto a estudantes de nível superior, docentes e técnicos-administrativos do IFMS.
Falson explica que, durante o triênio 2021-2023, as questões relativas aos cinco eixos previstos no Sinaes foram distribuídas ao longo do período, na expectativa de estimular a participação da comunidade.
“No primeiro ano (2021) avaliamos os eixos 1 [Planejamento e Avaliação] e 2 [Desenvolvimento Institucional]. Neste ano de 2022 avaliaremos os eixos 3 [Políticas Acadêmicas] e 5 [Infraestrutura Física], e em 2023 avaliaremos o eixo 4 [Políticas de Gestão]. Com essa mudança, o questionário ficou menor e o tempo de resposta também diminui. Esperamos maior engajamento da comunidade em responder o questionário”.
Além de publicados no site institucional, os relatórios de autoavaliação são encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).
Autoavaliação 2021 - Realizada entre 15 e 31 de outubro, a autoavaliação abordou questões relacionadas aos eixos Planejamento e Avaliação (1) e Desenvolvimento Institucional (2), e contou com a participação de 1.601 respondentes, entre estudantes dos cursos de graduação, docentes e técnicos administrativos. O número corresponde a 41% do total esperado, número 5% menor que no ano anterior.
“Acredito que a comunidade precisa entender melhor o papel da autoavaliação, se apropriar dos resultados e acreditar que os dados fornecerão subsídios para tomada de decisões. Precisamos confiar no processo e no retorno em forma de ações de melhorias, visando a qualidade da educação ofertada pela instituição”, diz Falson, ao afirmar que a baixa participação é um dos aspectos mais preocupantes para o trabalho da Comissão.
De acordo com as respostas obtidas, a CPA elaborou uma série de ações para a melhoria das atividades acadêmicas e da gestão da instituição. O quadro 14 (pág. 88) do relatório traz as recomendações de acordo com os eixos de avaliação e com as dimensões previstas no Sinaes.
EIXO | DIMENSÃO | AÇÕES DE MELHORIAS |
Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional | Dimensão 8 - Planejamento e Avaliação |
|
Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional | Dimensão 1 - Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional |
|
Dimensão 3 - Responsabilidade Social da Instituição |
O relatório traz também resultados e recomendações das autoavaliações realizadas no ano de 2020. Dividido por eixo, o quadro disponibiliza informações sobre ações de melhoria já realizadas ou em andamento.
CPA - Criada em 2013, a Comissão Própria de Avaliação é formada por servidores que representam os dez campi e a reitoria do IFMS, além da presidência. Há também representantes locais nos campi. As composições e os contatos estão disponíveis na página da CPA.
Uma das suas funções é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail cpa.central@ifms.edu.br.