PDI 2024-2028
Servidores da reitoria farão análise da instituição
Como parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2024-2028, servidores da Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) poderão participar, na semana que vem, de reuniões para a análise dos ambientes interno e externo da instituição.
Os participantes ajudarão a identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do IFMS, por meio da aplicação da ferramenta de gestão Matriz Swot (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente).
As reuniões serão realizadas no auditório do Incra, prédio vizinho à Reitoria. Na segunda-feira, 15, serão duas opções de horários: 9h às 11h30 ou 14h às 16h30. Na terça-feira, 16, o encontro será apenas no período da manhã. O servidor interessado pode optar por apenas um dos horários para participação.
A aplicação da Matriz Swot é organizada e realizada pela Subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028.
Demais unidades - Em Corumbá, a análise dos ambientes interno e externo do IFMS foi feita por servidores no dia 3 de agosto. A reunião com os estudantes está marcada para esta quinta-feira, 11, no auditório do campus, das 7h15 às 8h40, das 13h15 às 14h40 ou das 19h15 às 20h40.
No Campus Campo Grande, a atividade foi promovida nos dias 8 e 9 de agosto.
Nos outros oito campi, a Matriz Swot será aplicada até setembro, de acordo com o cronograma organizado pela Subcomissão:
Unidade | Datas |
Campus Aquidauana | 17 e 18 de agosto |
Campus Campo Grande | 08 e 09 de agosto |
Campus Corumbá | 03 de agosto (servidores) e 11 de agosto (estudantes) |
Campus Coxim | 22 e 23 de agosto |
Campus Dourados | 25 e 26 de agosto |
Campus Jardim | 12 e 13 de setembro |
Campus Naviraí | 29 e 30 de agosto |
Campus Nova Andradina | 05 e 06 de setembro |
Campus Ponta Porã | 24 e 25 de agosto |
Campus Três Lagoas | 14 e 15 de setembro |
Reitoria | 15 e 16 de agosto |
Os dados obtidos com a Matriz Swot aplicada nas 11 unidades da instituição irão subsidiar, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico do IFMS, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.
PDI 2024-2028 - O novo Plano de Desenvolvimento Institucional irá nortear as ações do IFMS entre 2024 e 2028.
O Plano tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.
O PDI 2024-28 terá 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/207. São eles:
- Perfil Institucional
- Metodologia
- Planejamento Estratégico
- Projeto Pedagógico
- Cursos
- Seleção e Ingresso
- Atendimento ao Discente
- Gestão de Pessoas
- Acessibilidade
- Avaliação e Acompanhamento
- Monitoramento
- Controle e Revisão
- Biblioteca
- Gestão Financeira e Orçamentária
- Gestão de Riscos
- Infraestrutura
O processo de construção do PDI 2024-2028 prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do documento.
Saiba mais sobre o processo de elaboração do documento na página do PDI 2024-2028.
Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para pdi@ifms.edu.br.